A Huawei, os chips da MediaTek continuam a ser procurados. Aqui principalmente pela sua relação preço / qualidade, sendo uma alternativa económico aos nomes mais sonantes.
Vê ainda: Xiaomi Mi 8 será o 1º smartphone ”Mi” com a interface MIUI 10
Contudo, de modo a afastar o estigma de que um processador MediaTek não é equiparável aos concorrentes, a empresa apresenta-nos o Helio P22. O novo chipset ou plataforma móvel utiliza uma nova litografia (processo de construção). Trata-se de um novo SoC de gama média a 12nm (nanómetros).
Comparativamente com as alternativas existentes neste segmento de gama média, sendo a maioria fabricado com o processo de 16nm. Isto significa que o novo Helio P22 será mais rápido, veloz e gastará menos energia, sendo a sua litografia a 12nm notoriamente mais eficaz.
MediaTek apresenta o novo processador Helio P22
Sendo um processador mais poderoso e eficaz, o Helio P22 da MediaTek conta com 8 núcleos de processamento, sendo portanto um octa-core. Na prática utiliza 8 núcleos Cortex-A53 da ARM com uma frequência máxima de processamento a 2.2Ghz. Este processador conta ainda com a gráfica PowerVR GE8320 da IMG com uma frequência máxima de processamento a 650MHz. Será uma visão frequente em smartphones e tablets Android de gama média ou mesmo gama de entrada consoante as fabricantes.
Novo processador para dispositivos Android de gama média
O processador Helio P22 da MediaTek foi totalmente otimizado para smartphones Android com um ecrã completo. O "ecrã infinito" com o formato 18:9 até ao formato 20:9 (ainda sem exemplos comerciais).
Todavia, a resolução dos terminais Android não deverá superar o HD+ (720p), o que coloca este processador no segmento de gama média / entrada. Mais ainda, o novo processador da MediaTek é capaz de utilizar memória com o padrão LPDDR3 ou LPDDR4X. Aqui ficará à escolha do fabricante de dispositivos móveis.
O novo Helio P22 da MediaTek suporta ainda um conjunto (máximo) de 13MP + 8MP de resolução (sensores fotográficos). Alternativamente poderá utilizar apenas um sensor com resolução máxima de 21MP.
Temos também um processador de imagem (ISP) com um algoritmo que permitirá o desfoque de fundo. Por outras palavras, terás um efeito bokeh, caso a OEM (fabricante) assim o decida.
No interior deste processador temos também melhorias para o mecanismo de estabilização eletrónica da imagem. Temos novidades no EIS (eletronic image stabilization) para fotos e vídeos menos tremidos. Algo que beneficiará até mesmo os smartphones Android de gama baixa. Conta também com o "Neuro Pilot", o motor de IA da MediaTek.
Lista de especificações técnicas do Helio P22
- Litografia / construção: 12nm
- Ecrã: suporte para o padrão 20:9 com resolução máxima HD+ (1600 x 720p)
- CPU: octa-core formado por oito núcleos Cortex-A53 de 2.2GHz
- GPU: IMG PowerVR GE8320 de 650 MHz
- Memória: LPDDR3 (máximo 4 GB de 933 MHz) ou LPDDR4X (máximo 6 GB de 1600 MHz)
- Câmara: sensores de 13 e 8 MP ou apenas um sensor de 21 MP com EIS
- Vídeo: codificação a (1080p H.264 a 30 fps) e decode (H.264, H.265 e HEVC a 30 fps)
- Modem: Cat-4, Cat-7 DL/Cat-13 UL e TAS 2.0, HUPE, IMS (VoLTEViLTEWoWi-Fi), eMBMS, Dual 4G VoLTE (DSDS), banda 71, CDMA2000 1x/EVDO Rev. A (SRLTE), FDD/TDD LTE e HSPA+
- Conexão: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, GPS (Glonass/Beidou), ANT+, Bluetooth 5 e FM
Segundo a própria MediaTek, em comunicado à imprensa, o novo processador chegará ainda durante 2018 ao mercado. Posto isto, contamos com os primeiros smartphones Android equipados com este SoC a chegar no final do ano / início de 2019.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Apple estará a preparar um novo HomePod da Beats por 199 dólares
HTC U12+ é oficial! Um poderoso topo de gama que poucos irão comprar
Xiaomi acaba de abrir loja em França, Itália é o próximo país na Europa
via