MediaTek 5G já superou o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MediaTek é a maior fabricante mundial de processadores e chipsets para dispositivos móveis, superando em volume de vendas até a rival norte-americana Qualcomm.

No entanto, apesar de liderar nos segmentos de entrada e gama média, certo é que os chipsets Qualcomm reinam no segmento mais cobiçado, a gama premium, como escolha preferencial dos smartphones mais poderosos.

Dimensity 9200+ é o mais poderoso chipset 5G da MediaTek

MediaTek Dimensity 9200+

Há, porém, um processador 5G da MediaTek que está a cativar as atenções dos entusiastas da tecnologia. Em causa está a mais recente iteração do seu Dimensity 9200, a saber, o MediaTek Dimensity 9200+ (Plus).

O chipset já superou os 1,35 milhões de pontos na aplicação e plataforma de testes AnTuTu, superando até o rival Snapdragon 8 Gen 2 da norte-americana Qualcomm.

Em jeito de recordação, a pontuação obtida pelo Snapdragon 8 Gen 2 está nos 1,33 milhões de pontos, ficando assim atrás do novo MediaTek Dimensity 9200+ com um diferencial ainda considerável.

Tem como rival o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

MediaTek Dimensity 9200+

Dito isto, para quem perguntar qual é o processador mais poderoso da MediaTek à data de redação deste artigo podemos apontar o Dimensity 9200+ como resposta segura. É o seu mais poderoso processador com arquitetura de 64-bits.

O chipset segue a litografia de 4 nm da TSMC que também o produz e conta com um "ultra núcleo". Isto bem como 3 núcleos de grandes dimensões, além de 4 outros núcleos de menores dimensões, focados na poupança energética.

Face aos processadores com arquitetura a 32-bits, a eficiência e desempenho são superiores, por exemplo, na compressão e descompressão (e abertura) de apps em cerca de 92% e 80%, respetivamente.

Chega ao mercado em maio e traz várias melhorias para gaming

Isto dito, o novo MediaTek Dimensity 9200+ conta também com gráficos capazes de entregar a tecnologia ray tracing, bem como uma taxa de quadros, ou fps variável consoante as condições, cenários e exigências das aplicações.

Temos uma melhor representação das sombras suaves, ou mais definidas, nos jogos, bem como os reflexos nas mais variadas superfícies nas apps mais avançadas.

Para já, contudo, aguardamos pelos primeiros smartphones Android a apostar no Dimensity 9200+ da MediaTek. Ao que tudo indica, um dos primeiros será o novo smartphone iQOO Neo8 a chegar possivelmente em maio.

Em suma, o Dimensity 9200+ da MediaTek é o novo rival declarado do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Ambos entregando um novo e superior nível de desempenho e poupança energética para quem procura um novo telemóvel em 2023.

iQOO Neo 8 Pro :• 6.78" 1.5K 120Hz OLED with 2160Hz PWM dimming• Mediatek Dimensity 9200+• LPDDR5X RAM , UFS 4.0 storage• 50MP OIS main 📸• 5000mAh, 120W• In-display FS, Android 13, Stereo Speaker.Via: DCS

— Debayan Roy (Gadgetsdata) (@Gadgetsdata) 6 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.