Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MB Way VS PIX: diferenças, pontos em comum e quando usar cada um

Fazer pagamentos com o smartphone tornou-se um hábito, com vários métodos disponíveis. O MB Way é a mais popular em Portugal, mas o PIX está a ganhar destaque no Brasil.

Imagem de 2 telefones

Quantas vezes por dia pegas no teu smartphone para fazer um pagamento? E quantas vezes recorres ao MB Way para fazer esse pagamento? Ultimamente, tens ouvido falar do PIX que parece ser semelhante ao teu MB Way. Neste artigo, colocamos frente a frente o método mais usado em Portugal para fazer pagamentos e um dos métodos mais populares no Brasil para desempenhar a mesma função.

O que são o PIX e o MB Way

O MB Way é um sistema de pagamentos móveis e transferências bancárias que está associado aos bancos portugueses. É gerido pela SIBS que tem também a seu cargo a rede de multibanco nacional.

O PIX é um sistema de pagamentos imediatos que está a cargo do Banco Central do Brasil. Este sistema brasileiro tem de estar associado a uma conta, obviamente; mas essa conta pode ser de um banco, fintech ou instituições de pagamento. Desde que estas estejam certificadas pelo Banco Central do Brasil (via EKonomista).

Já o MB Way só pode ser associado às tradicionais contas bancárias nacionais ou ao sistema de multibanco nacional. A SIBS limitou mais a sua aplicação face ao PIX.

As diferenças

Uma das diferenças é então a possibilidade de associação a contas de várias instituições financeiras por parte do PIX, mas há outras. Passamos a enumerar:

  • Chave de identificação no MB Way: é feita através de um número de telefone que está associado a uma conta bancária.
  • Chave de identificação no Pix: podes usar o número de telefone, o email, uma chave aleatória e o cartão CPF, o equivalente ao Cartão de Cidadão, em Portugal.
  • MB Way permite fazer levantamentos em caixas ATM sem cartão e partilhar contas entre contactos.
  • Com o PIX podes agendar transações bancárias
Imagem alusiva a um pagamento feito com MB Way
Imagem ilustrativa de um pagamento com MB Way Crédito@IAMicrosoftCopilot

Os pontos em comum

Estes dois sistemas têm vários pontos em comum que se podem traduzir na sua missão: simplificar algumas operações financeiras para os utilizadores. Ambos podem estar disponíveis nos smartphones inseridos nas aplicações dos bancos ou terceiros.

Como estão nos telefones, podem ser usados a qualquer momento, independentemente de já ser de noite, que seja feriado ou fim de semana. Por outro lado, as operações feitas dentro deste sistema são quase imediatas entre utilizadores.

E a maior vantagem de todas: as operações são simples de efetuar, sem ser necessária a introdução de muitos dados ou informações mais complexas. Basta uma chave de identificação associada à conta.

Podes usar o PIX em Portugal

Uma vez que o PIX é uma criação do Banco Central do Brasil, deves usar este sistema para fazer operações quando estiveres naquele país e com o destinatário também localizado no Brasil. Será a forma mais simples, rápida e com um custo mais reduzido de efetuar uma transferência de dinheiro, por exemplo.

Mas também é possível fazer pagamentos com PIX em território nacional. De acordo com informações do Dinheiro Vivo podes usar o sistema brasileiro em Portugal em algumas lojas da Sonae, alguns espaços do El Corte Inglés, Aldo e Abreu.

Em território nacional é a Unicre que disponibiliza este sistema financeiro. Esta entidade refere que os pagamentos para as compras online, através da opção Link to Pay, estão em crescimento.

Em Portugal, continua a usar MB Way. Esta aplicação não só é uma presença habitual nos smartphones dos portugueses, como também a maior parte dos estabelecimentos comerciais têm este método de pagamento disponível.

Xiaomi Redmi 15 128 GB
Xiaomi Redmi 15 128 GBbateria 7000 mAh, tela 6,9" FHD+ 144Hz, Snapdragon 685, câmara 50 MP
Oferta por tempo limitado
129,99 €Amazon
179,90 €-28%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.