Maximus IX Extreme: a nova e poderosa motherboard da ASUS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mercado “E” de Elegância – Philips lança novo LCD curvo de 32 polegadas

Já chegou a Portugal a Maximus IX Extreme, uma nova e poderosa motherboard de gaming. Destaca-se por ser especialmente concebida para ser totalmente refrigerada, com um monobloco integrado para water cooling. Para criar esta nova solução com refrigeração líquida, a ROG juntou-se à Bitspower. Desenhado a partir do zero, o monobloco da Maximus IX Extreme tem sensores de fluxo, de fugas de água e de temperatura integrados para reduzir ao mínimo a complexidade de fios e tubagens.

As novidades da Maximus IX Extreme

Baseada no mais recente chipset Intel Z270 e preparada para a 7ª geração de processadores Intel Core, a mais recente aposta de gaming da ROG tem iluminação ASUS Aura Sync, suporte para memória ultra rápida DDR4 4133MHz, e o mais recente codec SupremeFX S1220 com uma relação de signal-to-noise (SNR) de 113dB no line-in para excecionais experiências de áudio.

A Maximus IX Extreme simplifica a refrigeração líquida com um monobloco integrado para arrefecer tanto o processador como o módulo de regulação de voltagem. O sensor de fluxo monitoriza o estado da bomba do monobloco em tempo real, enquanto os sensores de temperatura controlam essa temperatura na entrada e saída. O monobloco ROG tem inclusive um sensor de fugas para alertar o utilizador e desligar automaticamente o sistema para maior proteção.

O monobloco com refrigeração líquida faz ainda contacto direto com o dissipador de calor M.2 integrado, para reduções de temperatura na área do SSD M.2 de até 42.8°C — impedindo os pontos de estrangulamento e potenciando uma performance invejável.

A nova motherboard conta ainda com ligações para ventoinhas para radiadores de water cooling, com oito conectores divididos entre o topo e a parte de baixo da placa. Com sensores dedicados que facultam informação diretamente ao Fan Xpert 4, os utilizadores podem configurar a curva ótima de RPM da ventoinha de cada radiador.

Forte aposta na qualidade de áudio

A Maximus IX Extreme utiliza tecnologia de áudio da ROG, a SupremeFX. Podes contar com uma relação signal-to-noise de 113dB na ligação line-in para um desempenho de gravação superior, e 120dB na line-out para um som cristalino.

Os engenheiros ROG adicionaram ainda um regulador de baixa saída para melhorar o fornecimento de energia ao codec SupremeFX S1220, um conversor ESS Sabre Hi-Fi ES9023P digital-analógico (DAC) para uma performance superior no painel frontal e um op-amp Texas Instruments RC 4580 para alto ganho com baixa distorção.

A Maximus IX Extreme é uma das mais robustas motherboards ROG até à data, carregada com múltiplos elementos de segurança para manter o hardware e o utilizador protegidos.

A exclusiva proteção In/Out shield ROG pré-instalada oferece uma maior proteção contra descargas eletrostáticas de 12kV e está instalada para tornar o processo de instalação da motherboard mais simples. O seu novo elegante design faz com que seja ainda mais bonita. As extremidades reforçadas com cobre da Maximus IX Extreme melhoram o seu look e facultam maior proteção contra interferências eletromagnéticas (EMI).

A nível de portas e conectividades a Maximus IX Extreme oferece a mais recente Intel Ethernet (I219-V) para gaming mais rápido e sem falhas. A LAN da Intel tem uma dupla vantagem: reduz o esforço de processamento do CPU e oferece melhores processamentos TCP e UDP, para que haja mais recursos disponíveis para o jogo e a jogabilidade.

Esta Maximus IX Extreme beneficia ainda de dual slots PCIe 3.0 x4 M.2 que facultam suporte RAID NVMe SSD para um boost de performance. Este argumento permite que os utilizadores da Maximus IX Extreme criem uma configuração RAID com até três dispositivos de armazenamento PCIe 3.0 com as duas slots M.2 e a slot PCH-side PCIe x16 para que beneficiem das mais rápidas transferências de dados garantidas pela plataforma da 7ª geração de Intel Core.

A Maximus IX Extreme está ainda equipada com a nova geração Wi-Fi 802.11ac com 2x2 antenas dual-band 2.4/5GHz para velocidades de transferência até 867Mbps . Com a mais recente tecnologia MU-MIMO para assegurar que todos os dispositivos conectados têm acesso às melhores velocidades sem fios.

Por último, ASUS ROG Maximus IX Extreme já está disponível em Portugal com PVP recomendado de 682 euros.

Outros assuntos relevantes:

Motorola, Samsung e Xiaomi recebem a LineageOS 14.1 com o Jelly

Nokia 3310 ainda não chegou às lojas e já foi copiado na China

Sony Xperia XZ Premium testado no Geekbench, resultados prometem!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.