Más notícias! Sony despede 900 funcionários da PlayStation

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Num anúncio pouco animador, a Sony deu conta que irá despedir 900 funcionários, pertencentes ao departamento da PlayStation (PS). O corte em questão corresponde a 8% dos trabalhadores da PS, que serão afetados um pouco por todo o mundo.

Desde já, um dos destaques vai para o encerramento do London Studio e para a redução dos trabalhadores no Firespite, estúdio especializado em Realidade Virtual. Num e-mail enviado pela Sony aos funcionários, a empresa refere a “mudança na indústria” e a necessidade de preparar o futuro como motivos principais da dispensa de 900 trabalhadores.

O CEO da Sony assegura que o despedimento não é devido a enfraquecimento da marca

Playstation
(via Pexels)

No mesmo e-mail, o representante máximo da Sony, Jim Ryan, reforçou que o despedimento não representa, necessariamente, fraqueza por parte da Sony. Segundo o próprio, trata-se apenas de uma adaptação ao mercado e ao panorama atual da indústria (via IGN).

Ainda que Ryan considere que a Sony continua forte, os números indicam que as vendas não têm correspondido aos objetivos da marca. Recorde-se que o objetivo da marca para o atual ano financeiro era atingir os 25 milhões de PS5 vendidos, o que, neste momento, não parece ser um cenário possível. De acordo com a IGN Portugal, a estimativa passa, agora, para os 21 milhões de exemplares vendidos.

Tal como refere Jim Ryan, tratou-se de uma decisão bastante delicada de tomar, mas que representava a única solução. O representante máximo da Sony, que está de saída da empresa, ainda referiu que os funcionários teriam direitos a apoios financeiros, entre os quais indemnizações por despedimento.

Os despedimentos também aconteceram na Microsoft, Unity e Discord

Consola PS
(via Pexels)

Na indústria do gaming, os despedimentos coletivos têm sido uma nota dominante. De acordo com o The Verge, o mês passado ficou marcado pelos 1900 funcionários que a Microsoft despediu da Activision Blizzard e Xbox. Também a Unity e a Discord demitiram, respetivamente, cerca de 25% e 17% da sua mão de obra.

Os despedimentos da Sony acontecerão por todo o mundo e terão impacto em alguns dos estúdios principais da marca. Entre estes: o Insomniac, de Spider-Man; o Naughty Dog, de The Last of Us e o Guerrilla, de Horizon.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.