
Já não era propriamente uma novidade, mas agora é oficial mesmo: o Spotify está a aumentar o preço das suas assinaturas. Este aumento, pelo menos para já, vai acontecer nos Estados Unidos da América (EUA), Estónia e Letónia.
Por enquanto, ainda não há nenhuma evidência que nos diga que o mesmo vai acontecer em Portugal. Contudo, o facto do aumento de preços ter chegado à Europa deixa-nos de sobreaviso acerca da possibilidade de vermos o mesmo acontecer no nosso país. Esperemos que não e, por enquanto, importa reforçar: nada aponta nesse sentido.
Qual é o aumento, ao certo?
Segundo consta, todos os planos pagos vão sofrer aumentos. No caso da assinatura padrão, esta vai passar dos 11,99 para os 12,99 dólares, nos EUA. As assinaturas familiares vão passar dos 19,99 para os 21,99 dólares. Já os planos Duo vão saltar dos 16,99 para os 18,99 dólares.
Neste aumento de preços do Spotify, nem os estudantes vão fugir à regra, passando dos 5,99 para os 6,99 dólares. Não deixa de causar alguma estranheza a lista de países escolhidos. Não pelos Estados Unidos, mas sim pelo facto da Estónia e a Letónia não costumarem fazer parte deste tipo de testes.
Quanto ao aumento, o Spotify não explicou a razão concreta para o aumento dos preços. Apenas referiu, em publicação, que pretende continuar a oferecer “a melhor experiência possível” e a “beneficiar os artistas” (via Android Police).
A propósito da “experiência”, o Spotify tem testado algumas funcionalidades novas e interessantes. Como o 4gnews te deu a conhecer há cerca de uma semana, a aplicação agora incorpora atividades de escuta e “Jam Sessions”.
A primeira mostra em tempo real o que os teus amigos estão a ouvir. Na função de “Jam Sessions”, podes literalmente comentar o que o teu amigo está a ouvir, de forma sincronizada com a música. Para tal, tens de ter Spotify Premium.
Também se tornou possível, a partir do Spotify, ir buscar música a serviços de terceiros. Ou seja, poderás transferir playlists de plataformas concorrentes, onde também ouças música.
