Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Mas afinal o que torna o primeiro dobrável da Apple tão especial?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de muitos anos de espera parece que o primeiro dobrável da Apple chega mesmo ao mercado no próximo ano. E, de acordo com os rumores, este será o modelo a bater pela concorrência. Tudo porque vai ser inovador em dois pontos-chave dos smartphones dobráveis: vinco no ecrã e mecanismo de dobradiça.

De acordo com informações divulgadas pelo site GSMArena, a Apple conseguiu um feito notável: tornar o vinco no ecrã praticamente invisível. Este é um problema recorrente neste tipo de equipamento, sobretudo com a utilização continuada ao longo do tempo.

Render iPhone dobrável
Render iPhone dobrável Crédito@Apple Insider

As marcas atualmente presentes neste segmento de mercado têm conseguido dissimular o dito vinco, mas parece que a Apple terá ido mais longe, fazendo com que este quase não seja visível.

Ao que tudo indica, os ecrãs do dobrável da Apple vão ser produzidos pela área Display da sua arquirrival Samsung.

Por outro lado, o mecanismo de dobradiça pode também chegar com novidades. Mark Gurman, jornalista da agência de notícias Bloomberg, garante que este será de “qualidade muito superior” à dos seus concorrentes.

O conhecido jornalista não avança a razão ou especificações que levam a este salto qualitativo, infelizmente. No entanto, alguns rumores apontam para que a empresa de Tim Cook tenha incluído neste mecanismo metal líquido para o tornar mais resistente.

O que podemos esperar ver no primeiro iPhone dobrável

Muito já se falou sobre o primeiro dobrável da Apple e alguns rumores avançaram já com algumas das especificações que podemos esperar ver. Para começar vamos ter um terminal no formato Fold.

O ecrã externo, dizem os rumores, terá 5,5 polegadas enquanto o painel principal vai exibir 7,8 polegadas para multitarefa otimizada. Tal como referimos é também esperada uma dobradiça mais resistente em metal líquido.

Quando aberto, o terminal pode apresentar uma espessura bastante elegante com apenas 4,5 mm. Aqui a Apple não vai incluir o sistema Face ID, mas antes optar por um botão com Touch ID.

De resto, o modelo vai exibir um chassi em titânio e no painel traseiro terá uma configuração de câmara dupla. No entanto, a resolução e tipo de sensores estão ainda no segredo dos deuses.

Em alternativa

Samsung Galaxy Z Fold6
1.749,90 €Samsung Portugal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt