microsoft Lumia 550 4gn 3

Já se imaginava que o cenário fosse algo deste género. O Windows Phone está a sofrer uma grande metamorfose e, durante esse processo, e pela forma como foi conduzido, dizem os livros que não seria nada fácil.

De facto, não foi. Dizendo melhor, não está a ser. Com efeito, a última estatística partilhada pela Kantar mostra que os níveis de Market Share do sistema operativo móvel da Microsoft estão num nível que já não se via há muito tempo e, se no período homólogo do ano anterior os números já tinha sofrido um ligeiro decréscimo, este ano então passou de pequeno a grande.

   

kantar-may-2016

Deste modo, o Windows Phone detém agora 4,6% de Market Share na EU5 e registou um decréscimo de 5 pontos percentuais em relação a maio do ano passado. Para além disso, dos países apresentados na imagem, é possível observar que – à exceção do Japão onde continua a deter 0,1% de quota de mercado – em todos os outros houve decréscimos e, foi em Itália onde o tombo foi maior, simbolizando ainda a inversão dos papéis do iOS e Windows Phone como o 2.º e 3.º sistemas mais usados, atualmente.

Portugal não faz parte da lista de países contemplados mas, de uma forma ou de outra, ainda que numa simples especulação, os números devem ter tido os mesmos efeitos. Porém, e como nota final a ressalvar, não se pode desistir da plataforma e, mais importante que tudo, achar que essa nunca terá sucesso. Isso irá acontecer, é preciso aguardar um pouco mais.

Talvez queiras ver:

ViaMSPoweruser
FonteKantar
Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.