Uma bateria maior fornece mais autonomia. Mas pode também tornar o smartphone menos elegante. No entanto, algumas marcas chinesas descobriram a solução para aliar elegância a baterias massivas e o Red Magic10 Pro assim como o Realme Neo 7 são as atuais provas disso.
A nova fasquia são os 7000 mAh de capacidade
O RedMagic 10 Pro, recentemente lançado a nível global, deu o mote com a sua bateria massiva de 7050 mAh. Já amanhã, 11 de dezembro, a Realme vai apresentar oficialmente o modelo Neo 7 que está equipado também com uma unidade de 7000 mAh.
E parece que estas duas marcas chinesas não vão ser as únicas a elevar o patamar das suas baterias. De acordo com o leaker Digital Chat Station, também a Xiaomi e a OnePlus querem subir a fasquia das suas baterias para a capacidade de 7000 mAh.
Diz o conhecido leaker que os modelos Redmi K90 Pro e OnePlus 14 – com lançamento previsto para 2025 – vão já exibir uma unidade com esta capacidade massiva. Tendo em conta que o Redmi K80 Pro tem uma bateria de 6500 mAh e o OnePlus 13 uma unidade de 6000 mAh, as coisas parecem estar bem encaminhadas.
A solução passa pela utilização de baterias Si/C que é o que acontece com o RedMagic 10 Pro e com o Realme Neo 7. Baterias estas que usam compósitos de carboneto de silício, um material semicondutor que consegue resistir no tempo, ser eficiente a nível energético e seguro na sua utilização, além de não influenciar negativamente a espessura dos smartphones.
E esta poderá ser a nova norma para os smartphones mais avançados das marcas chinesas. Infelizmente, não foram avançadas informações sobre a velocidade do carregamento rápido destas novas baterias. Mas, tendo em conta que podem fornecer mais autonomia, a celeridade deste tipo de suporte pode ficar para segundo plano.
Digital Chat Station avança ainda que as marcas chinesas têm planos ainda mais ambiciosos e estão também a trabalhar em baterias com impressionantes 8000 mAh de capacidade. Apesar deste processo estar ainda numa fase prematura, é provável que a Realme seja a primeira a apresentar uma unidade massiva com esta capacidade, já que tem sido sempre pioneira nesta área.