Malware na Google Play Store para smartphones Android é tão preocupante que assusta! Entende

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Malware Mandrake foi descoberto há 4 anos e continua a proliferar em aplicações na Google Play Store. Contudo, ao contrário dos outros malwares, este é bem mais sofisticado e difícil de apanhar.

O objetivo não é infetar mais smartphones Android, em vez disso, procura infetar equipamentos em concreto de forma a roubar dados dos utilizadores. Continuamos sem informação que tipo de utilizadores é que estão na mira deste Mandrake. Daí o maior problema para o apanhar.

O que consegue roubar este malware para Android

Segundo a Bitdefender, este malware, depois de instalado, incentiva o utilizador a dar determinadas permissões desnecessárias para Apps aparentemente inofensivas. Depois das permissões dadas, o malware conseguirá extrair passwords, gravações de ecrã, informações de contas de bancos, informação de GPS e muitos mais dados.

Malware está escondido em Apps "normais" na Google Play Store

O maior problema é detetar o malware. De acordo com a Bitdefender, o malware está alojado em aplicações na Google Play Store que são grátis e não tem publicidade. Só mesmo para deixar o utilizador feliz. As aplicações tem algum tipo de propósito (ou seja, fazem mesmo algo) e parecem inofensivas.

Contudo, depois de autorizações dadas, o malware entra em ação e consegue aceder às informações dos utilizadores. Informações estas, como referi, que podem mesmo danificar a vida de alguém.

O que fazer para te precaveres

O pessoal do Bitdefender recomenda que faças download de Apps em que os desenvolvedores são conhecidos. Algo que não é propriamente fácil. Além disso, há desenvolvedores mais pequenos que até estão a fazer um bom trabalho e merecem crescer.

Assim sendo, toma estas precauções:

  • Lê os comentários antes de instalares uma aplicação para ver o feedback
  • Tenta reconhecer o desenvolvedor e ver quantas Apps ele fez (podes ver na Play Store)
  • Não dês permissões em demasia à aplicação (se é uma App de relógio não precisa de aceder às chamadas e câmara)

Em suma, tens de ter cuidado extra. O Android 10 chegou para melhorar a segurança e privacidade do utilizador. Contudo, este malware é sofisticado e não ataca em grande escala. Dessa forma, toma alguns cuidados quando descarregas Apps na Google Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • O melhor gadget da Xiaomi não é um smartphone! E custa apenas 29€! (opinião)
  • WhatsApp: a melhor funcionalidade está mesmo a chegar! E vais adorar!
  • Xiaomi Redmi 10X é o novo Rei dos smartphones gama-média! Rivais estão a milhas de distância
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.