apple-music-phone-closeA Apple apresentou ontem na WWDC ( World Wide Developers Conference) novidades a nível de software. Para ser mais preciso foram apresentados o iOS 9, OSx El Capitain, Watch OS e o serviço Apple Music. É neste ultimo que nos vamos concentrar neste momento.

Este serviço foi apresentado por várias pessoas no palco, as possibilidades eram muitas mas nunca entraram no detalhe daquilo que é o mais importante, o preço. Foi referido que teria o valor individual de 10$ e se quiseres ter Apple Music para a família teria o valor de 15$. Até aqui tudo bem, mas vamos aos pormenores, a tudo aquilo de que poderás usufruir neste novo serviço da Apple.

Começando pela possibilidade de ouvir rádio com boa qualidade, acesso a uma vasta livraria de faixas para streaming, e o ponto que mais difere este serviço do Spotify, o acesso a conteúdo exclusivo de vários artistas e celebridades. Além disso, poderão fazer streaming da vossa colecção do iTunes.

   

A Apple deixou bem claro que todos os subscritores deste serviço poderão ouvir todas as suas músicas do iTunes, no entanto, pelo menos para já, nem todos os artistas aderiram a este serviço portanto algumas músicas poderão ser deixadas de fora.

Relativamente ao regime gratuito, afinal de contas teremos acesso a quê? Durante a conferência a Apple deixou bem claro que apesar de termos de pagar 10$ por mês para ter acesso à rádio Beats 1, há possibilidade de seguir os artistas favoritos na Conect (serviço integrante do Apple Music), no regime gratuito poderemos usufruir da rádio Apple Music mas teremos limitações no shuffle e no avanço das faixas, ao passo que os subscritores terão total liberdade neste ponto.

Além disso, nenhuma destas funcionalidades gratuitas estarão disponíveis para a plataforma Android, portanto assim que o serviço se estreie, se és utilizador Android, ou aderes ao serviço de subscrição ou és obrigado a procurar alguma alternativa.

Por último, temos agora confirmação da reprodução offline, algo a que durante a apresentação apenas se aludiu vagamente mas que agora está conformado para os subscritores. Estes poderão guardas as musicas e as listas de reprodução para acesso offline.  O Apple Music começará a funcionar no final deste mês e pretende aliciar todos os subscritores do Spotify.apple_music_new_details

Fica a par de todas as novidades da WWDC:

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.