Num momento em que cada vez mais pessoas estão a render-se aos carros elétricos, o mercado vai crescendo e há espaço para a inovação. Um desses campos, que suscita enorme curiosidade sobretudo entre os entusiastas de VE, é o das baterias. Depois da inovadora bateria de estado semissólido da MG4, há quem esteja a elevar o patamar!
A WeLion, empresa chinesa especializada no desenvolvimento de baterias de estado sólido, acaba de dar um passo muito importante no setor. Em laboratório, foi criada uma bateria com uma densidade energética que atinge os 824 Wh/kg, um número nunca antes visto.
Muitos apontam este tipo de bateria como a próxima grande revolução no mercado dos elétricos. Substitui os eletrólitos líquidos por eletrólitos sólidos entre o cátodo e o ânodo. De forma resumida, significa que quanto maior for a densidade energética, mais energia é possível armazenar (watts/hora), o que se traduz em maior autonomia, mais segurança e otimização dos tempos de carregamento.
Quando começa a ser produzida em massa?
Mas as ambições do CEO da WeLion, Yu Huigen, não ficam por aqui, sendo que o grande objetivo a médio longo prazo é ultrapassar a barreira dos 1.000 Wh/kg.
Para se ter noção deste feito, as atuais baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) que são utilizadas na maioria dos veículos elétricos apresentam uma densidade energética entre 150 e 180 Wh/kg. Mesmo em projetos ambiciosos de baterias de estado sólido apontam, os valores andam entre os 350 e 500 Wh/kg.
Ainda assim, o responsável confessa que os custos continuam a ser o maior entrave à comercialização em larga escala. Como tal, numa fase inicial, é expectável que as baterias deverão ser utilizadas em áreas onde o preço não é um fator determinante e onde a segurança assume um papel central. É aí que entram os robôs humanoides.
Assim sendo, o plano da fabricante passa por iniciar a produção em massa de baterias de estado sólido até 2027.
