Não há dúvidas de que o Google Maps, que continua a receber novas ferramentas, continua a ser a aplicação de navegação mais utilizada em todo o mundo. Vários dados apontam para mais de dois mil milhões utilizadores mensais.
A diferença para o Waze é significativa, já que a aplicação concorrente conta com cerca de cento e cinquenta milhões de condutores ativos. O crescimento de alternativas, uma delas portuguesa, no segmento da navegação tem sido rápido e várias aplicações adotaram modelos diferentes.
Há opções totalmente gratuitas e outras que passaram a depender de subscrições para disponibilizar funcionalidades avançadas. O Sygic é um desses exemplos, já que exige uma subscrição depois do período de teste. Em troca, disponibiliza navegação completa, integração com head up display, avisos de trânsito e até dash cam.
O Magic Earth tem seguido um caminho particular. A aplicação destaca a privacidade como o seu principal argumento. A empresa garante que os dados dos utilizadores não são recolhidos nem vendidos e assegura que não existe qualquer tipo de rastreamento, algo especialmente relevante num serviço de navegação.
Magic Earth muda estratégia
O pacote de funcionalidades inclui ainda mapas offline, compatibilidade com CarPlay e dados de tráfego. Até há pouco tempo, o Magic Earth era totalmente gratuito. No início do ano, a empresa responsável adotou um modelo de subscrição para suportar o aumento de custos.
O valor anual era de apenas noventa e nove cêntimos, algo considerado simbólico tendo em conta o conjunto de funcionalidades. Com a atualização mais recente, o Magic Earth passou a disponibilizar um pacote essencial gratuito. Esse pacote inclui acesso ao mapa e navegação básica.
Para os utilizadores que pretendam funcionalidades mais avançadas, há agora uma licença Premium. Esta licença dá acesso a um ano de mapas offline, navegação com informação de trânsito, registo de atividades e uma camada de elevação.
O preço normal é de 15 euros, mas existe uma promoção temporária que reduz o valor para seis euros. Como a versão gratuita não inclui Android Auto e CarPlay, a subscrição é quase um must para muitos condutores.
