Utilizamos os smartwatches e smartbands sete dias por semana e 24 horas por dia, por isso é natural que alguma sujidade se vá acumulando.
Tomar banho com o wearable não resolve a questão da limpeza, mas se recorreres a estas dicas cruciais o dispositivo fica a brilhar.
Desligar o wearable
Pode parecer um passo desnecessário, até porque muitos modelos fornecem resistência à água. Mas quanto é que custou o relógio que tens no pulso? Queres mesmo colocar em risco esse investimento?
Por uma questão de segurança, desliga o dispositivo para puderes limpar em todos os recantos, sem qualquer tipo de preocupação.
Limpar a parte eletrónica do smartwatch
Agora vamos começar pela parte eletrónica, propriamente dita. Por outras palavras, o ecrã. O processo é em tudo semelhante ao dos smartphones. Utiliza um pano para tirar o pó. Se pretendes uma limpeza mais profunda, podes utilizar uma solução própria. Mas nunca borrifes o ecrã diretamente. Humedece o pano com essa solução e depois passa esse pano pelo ecrã.
Na parte de trás do mostrador, utiliza o mesmo método de pano para pó e solução própria. Caso, o modelo tenha algumas ranhuras pode substituir o pano por um cotonete. Sem querer assustar, estas ranhuras acumulam demasiada pele morta.
A frequência com que fazes uma limpeza fica ao teu critério, mas deverá ser feita assim que se detete sujidade.
Limpar a bracelete
No caso da bracelete, a limpeza vai depender do material em que a mesma foi construída. Cada uma tem um método adequado e eficiente.
Plástico, borracha ou silicone
Estes materiais são os mais fáceis. Passa um pano humedecido com desinfetante pela bracelete e usa uma escova de dentes para limpar as ranhuras, se for caso disso. Depois é só deixar secar ao ar.
Tecido ou nylon
Neste tipo de material, as braceletes tendem a mostrar mais a sujidade. Para resolveres o problema, lava a bracelete com água fria e um sabão suave. Atenção, a bracelete deve ser retirada do mostrador e lavada sozinha.
Evita usar qualquer máquina para secar para não correres o risco de o material encolher. Assim, a melhor opção é deixar secar ao ar.
Metal ou aço inoxidável
Estas braceletes devem ser limpas uma vez por mês. Tira a bracelete do mostrador e começa por limpá-la com um pano de microfibra. Depois enxagua a pulseira em água corrente à temperatura ambiente.
Depois, enche um recipiente com água morna e umas gotas de detergente líquido. Nesta solução, mergulha uma escova de dentes macia e limpa toda a bracelete com a escova. Não é necessário exercer muita pressão e é importante que a escova seja macia para não causar danos.
Volta a enxaguar com água morna e certifica-te de que não existem resíduos de detergente. Passa a bracelete por um pano seco e deixa secar ao ar por 30 minutos a uma hora sobre um papel ou toalha. É importante remover toda a humidade para criar ferrugem.
Couro
Com este tipo de braceletes, todo o cuidado é pouco. Com um pano seco remove o pó da bracelete. Depois borrifa um segundo pano com água; neste passo, lembra-te que o couro é sensível à água, portanto o pano deve estar pouco humedecido.
No mesmo pano, coloca uma gota de detergente. É o suficiente, tendo em conta a sensibilidade deste material. Depois massaja a bracelete, em movimentos circulares, com este pano. Não podes esfregar, porque esse movimento vai estragar a bracelete.
Agora, borrifas outro pano só com água (pouca). Passa esse pano pela pulseira e deixa-a secar ao ar, longe da luz solar ou de um sítio com calor. Fica aqui um conselho: compra uma pulseira de silicone ou tecido para usares quando estiveres a treinar. A tua transpiração e o couro não são compatíveis.
Editores 4gnews recomendam: