Libra: Facebook apresentou oficialmente a sua criptomoeda que chegará em 2020

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de vários meses de especulações, o Facebook anunciou finalmente a sua própria criptomoeda, Libra. Esta moeda digital tem como objetivo permitir aos utilizadores comprar/vender produtos praticamente sem taxas, assim como envio de dinheiro entre utilizadores.

O Facebook vai dar aos utilizadores a oportunidade de comprarem/venderem Libra através de plataformas online e também lojas físicas. Desta forma, todos os utilizadores irão conseguir facilmente ter acesso à nova criptomoeda. De acordo com as informações publicadas pela empresa, a Libra será lançada já durante a primeira metade de 2020.

Como vai o Facebook globalizar a sua criptomoeda?

O grande objetivo, de acordo com o Facebook, é conseguir dar liberdade financeira aos milhões de utilizadores que não têm acesso a contas bancárias. especialmente nos muitos países em desenvolvimento.

Para conseguir globalizar a Libra da forma mais eficaz e rápida possível, o Facebook criou uma organização sem fins lucrativos chamada "Libra Association".

Esta nova organização conta com a presença de 27 empresas. Entre as quais está a Vodafone, Mastercard, Uber, Coinbase, PayPal, Spotify, eBay, Visa e muitas outras.

De forma a evitar que a Libra possa ser monopolizada por qualquer uma das empresas, todas terão um único voto nas decisões a serem tomadas, mantendo assim um equilíbrio na gestão do futuro da criptomoeda.

Como será feita a gestão e transações de 'Libra'

O Facebook criou uma subsidiária, Calibra, que terá como principal foco a gestão de todas as operações relacionadas com a Libra. A sua integração será feita em todas as aplicações do Facebook, incluindo o Messenger, WhatsApp e Instagram. Desta forma, os utilizadores destas redes sociais e plataformas de mensagens poderão transferir dinheiro de forma rápida e segura.

Mark Zuckerberg afirmou que as informações partilhadas pelos utilizadores na Calibra ficaram totalmente separadas das informações no Facebook, com o objetivo de garantir a privacidade dos utilizadores. Esta será uma 'promessa' que certamente irá dar que falar durante os próximos dias.

Para garantir a segurança do dinheiro dos utilizadores, assim como acontece com instituições bancárias e companhias de cartões de crédito, o Facebook vai oferecer proteção contra fraude.

Uma criptomoeda para pagamentos e não para investimentos

Uma das principais características do mundo das criptomoedas é a sua grande volatilidade, tornando-as um paraíso/inferno para investimentos de alto risco.

No entanto, como forma de pagamento, acabam por ser extremamente complicadas visto que o seu valor pode alterar consideravelmente em apenas alguns minutos.

Por isso mesmo, para garantir a estabilidade da Libra, a Libra Association vai manter depósitos bancários e títulos do governo para moedas como o dólar, euro, libra esterlina e iene.

Desta forma, vão conseguir ajustar os valores da Libra no caso de existir uma grande volatilidade em qualquer outra moeda, garantido a estabilidade da sua criptomoeda.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção! Se tens o Firefox no teu computador, atualiza já para a nova versão!
  • Cartão de Cidadão e Carta de Condução no telemóvel: aprende a usar a app id.gov.pt
  • Tesla: Beach Buggy Racing 2 pode ser jogado com o volante e pedais do carro!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.