LG G8s ThinQ Review | Um smartphone que "não tem fundamento"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 8 min.

Começo a review por dizer que um topo de gama, neste momento, mede-se pelos pormenores. O LG G8s ThinQ falha nesse aspeto. Um telemóvel com muita qualidade que continua a trazer tecnologias sem fundamento.

O LG G8s ThinQ é um smartphone que está a chegar ao mercado com um valor a rondar os 700€ e que promete rivalizar com topos de gama como o Galaxy S10, Huawei P30 Pro, OnePlus 7 Pro ou até o iPhone Xs. Contudo, o equipamento da LG continua a estar um passo atrás da concorrência a trazer tecnologias antigas e pouco lógicas para um topo de gama em 2019.

Os pontos fortes do LG G8s ThinQ

  • Excelente qualidade de construção
  • Câmaras de qualidade
  • Ecrã simplesmente fenomenal
  • Boas colunas
  • Especificações topo de gama
  • Resistência a água e poeiras (IP68)
  • Reconhecimento facial rápido e seguro

Os pontos fracos do LG G8s ThinQ

  • Não utilização do sensor biométrico no ecrã (situado atrás)
  • User interface antiquado e confuso
  • Smartphone pouco ergonómico
  • Botão "power" muito mal situado
  • Autonomia podia ser melhor

O que está a falhar neste smartphone

Vais conseguir perceber que a review ao equipamento é maioritariamente positiva. Porém, acredito, como referi acima, que um smartphone topo de gama faz-se de pormenores.

Este LG G8s ThinQ falhou seriamente no User Interface, em escolhas de design e ainda na utilização de um sensor biométrico à moda antiga. Algo que não considero aceitável para um flagship em 2019.

Qualidade de construção e escolhas de design

LG G8S ThinQ

O LG G8s ThinQ é um telemóvel bem construído. O equipamento é maioritariamente feito de vidro. Isto significa que o dispositivo é elegante, contudo, suja-se bastante e é mais frágil que outro tipo de material. Mas lá está, qualquer outro topo de gama conta com este tipo de construção e neste aspeto, considero positivo.

Assim sendo, a LG seguiu o padrão de todos os outros topo de gama no mercado. Esta qualidade de construção em vidro, dá-nos também a oportunidade de termos um carregamento sem fios. Pessoalmente fico triste quando um topo de gama com uma construção idêntica o ignora (cof cof OnePlus 7Pro).

O smartphone perde apenas pela sua ergonomia. O equipamento não assenta bem para a utilização com uma mão. O telemóvel é um pouco largo e a posição do botão On-Off (power) na parte superior direita dificulta a sua utilização.

Ainda assim, tirando as falhas, na minha opinião, o smartphone tem uma excelente qualidade de construção e pode ser aclamado como um verdadeiro topo de gama.

O ecrã LG G8s ThinQ é um dos melhores que já vi

LG G8S ThinQ

A LG é uma das marcas que melhores ecrãs nos dá nos smartphones. Este dispositivo é a prova viva disso mesmo. O terminal tem uma tela G-OLED com um brilho fantástico e com uma saturação que poucos conseguem oferecer.

O haptic feedback do ecrã é de qualidade e não sentirás problemas em escrever de forma rápida. Se ainda há pouco critiquei o smartphone por ser pouco ergonómico para a utilização com uma mão, o ecrã é perfeito para a escrita com duas mãos. Tanto em cliques como em gestos com teclados como o Gboard ou Swiftkey.

Infelizmente o ecrã é interrompido por uma notch. Contudo, sinto que o mercado já se habituou a ter este entalhe na parte superior. Não me parece que seja a melhor opção, porém, consigo compreender a decisão.

Câmaras de qualidade e uma grande angular com "olho de peixe"

LG G8S ThinQ

Foi a LG que primeiramente nos ofereceu sensores de grande angular nos smartphones. Quanto a isto temos de louvar a marca por continuar a fazer um trabalho formidável.

As câmaras são de extrema qualidade e se gostas de fotos com um campo de visão maior, este LG G8s ThinQ é o telemóvel indicado para ti.

Sensores escolhidos para a câmara traseira:

12 MP, f/1.8, 27mm (normal), com estabilização ótica de imagem
12 MP, f/2.6, 49mm (zoom), 2x zoom ótico
13 MP, f/2.4, 14mm (grande angular)

Câmaras frontais:

8 MP, f/1.9, 26mm (grande angular), AF
ToF (Time of Flight) 3D camera, f/1.4

Esta câmara frontal chama-se ToF (Time of Flight) e é perfeita para o scan 3D da tua cara. Esta é uma das formas que a LG encontrou para nos dar um reconhecimento facial idêntico ao do iPhone, mas sem gastar tanto dinheiro.

Vê exemplos de fotografias aqui

Com esta funcionalidade o reconhecimento facial do LG G8s ThinQ não consegue ser enganado por uma fotografia como vemos nos reconhecimentos da Huawei, OnePlus ou até Samsung.

O único problema das câmaras está no seu User Interface

A minha crítica para o User Interface está a chegar, mas começo já com o design escolhido para o software das câmaras. O software é confuso com definições, filtros e uma quantidade de soluções totalmente escondidas.

A rotação da câmara traseira para a câmara frontal está situada na parte superior do ecrã. Sempre que ligas a câmara para tirar uma selfie tens de fazer ginástica aos dedos para conseguires mudar de câmara. Além disso, as definições manuais dão filtros automáticos. Ou seja, mais uma vez, um software confuso e pouco lógico.

User Interface é uma desgraça

LG G8S ThinQ

Infelizmente não foi desta. O User Interface da LG continua confuso. Sem falar da aplicação da Amazon que vem incluída e não há forma de desinstalar. A isto chama-se bloatware e não há outra forma de o encarar.

Os gestos são tudo menos uniformes. Tanto tens deslizes como tens cliques. Se ativares os gestos tens o deslize para cima para aceder às aplicações abertas. Porém, se quiseres ir ao menu principal tens de clicar na tecla virtual do menu. O mesmo acontece com o retroceder. Ou seja, ou dás gestos ou não dás. A LG ficou-se pelo meio termo.

Este User Interface fica também retratado por 4 subdivisões nas definições. A LG tanto quer fazer as coisas simples que as torna ainda mais confusas.

Ademais, temos ícones pouco inspirados e um "esticar" nos ícones à lá 2012 quando chegamos à página final da nossa página inicial. Em suma, este User Interface da LG é mau. Ponto final!

Por fim, assim que ligamos o smartphone pela primeira vez, temos uma notificação a indicar que "se o seu telemóvel não responder, Não remova a bateria. Toque para verificar como reiniciar o telemóvel". Atenção que o LG G8s ThinQ não tem bateria removível.

Só isto mostra o quão a LG confia no seu equipamento. A primeira informação que dá ao utilizador que acaba de comprar um smartphone topo de gama é que ele vai, eventualmente, crashar.

O LG G8s ThinQ tem uma performance de topo de gama

LG G8S ThinQ

Neste campo podes ficar descansado. O G8s ThinQ dá-nos uma desempenho de topo de gama. As possíveis lentidões que possamos ter são muito por culpa do seu User Interface. O modelo testado foi o dispositivo com 6GB de RAM e 128GB de memória interna. Temos ainda a variante com 64GB.

Se és um amante de AnTuTu e Benchmarks, o smartphone conseguiu bater os 313,887 pontos. Ou seja, considerável e aceitável para qualquer topo de gama neste momento.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 6.21″ polegadas G-OLED
  • Resolução FHD+ 1080 x 2248 pixels HDR10
  • Processador Qualcomm Snapdragon 855 a correr 2.84GHz
  • 4GB / 6GB de memória RAM (testado de 6GB)
  • 64GB / 128GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3550 mAh
  • Câmara traseira de 12MP+12MP+ 13
  • Câmara frontal de 8MP + ToF
  • Dual-SIM ou SIM + cartão MicroSD (até 1TB)

Extras a considerar

A autonomia não é das melhores que já vi. O smartphone aguenta para um dia e pouco mais. Ou seja, se saíres de casa pela manhã e só chegares ao final do dia, convém teres um powerbank contigo. Isto pode dever-se, mais uma vez, à má otimização do User Interface.

Outro ponto a referenciar é a resistência a água e poeiras. Nada melhor do que ter a tranquilidade e uma certificação IP68. O telemóvel pode levar com uns pequenos banhos que não terá problemas.

Por fim, as chamadas são de qualidade. Tanto de um lado da linha como do outro.

Conclusão, este é um smartphone a deixar passar

Quero acreditar que a LG tem capacidade para fazer melhor. Sou um fã da marca e quero ver a LG que lançou o G2 novamente a competir entre os grandes.

Ainda que o novo telemóvel tenha quase tudo para convencer, acredito plenamente que os seus compromissos e falta de vontade de trazer melhor, lhe deva custar nas vendas. Só assim é que a LG vai perceber que tem, obrigatoriamente, de nos dar mais e melhor.

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Esta pontuação é posta em causa face ao valor do smartphone. Não podemos julgar todos os equipamentos pela qualidade, mas sim pelo que oferecem ao preço que oferecem. Para que um smartphone seja aprovado pela 4gnews necessitará de obter uma pontuação igual ou superior a 7.5.

Assim sendo, esta é a pontuação final do LG G8s ThinQ.

Escolhas de design 6
Qualidade de construção 8
Ecrã 9
Performance / Desempenho 8
Interface / UI 4
Câmara 8.5
Bateria 7
Qualidade / Preço 7

não recomendado lg

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.