Lenovo ThinkPad X1 Fold: conhece o primeiro computador com ecrã dobrável!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O ano de 2020 vai estar recheado de novidades sobre ecrãs dobráveis ou flexíveis não estando essa tecnologia limitada aos telemóveis (Galaxy Fold, Mate X). A Lenovo revelou na CES 2020 o seu novo portátil ThinkPad X1 Fold, com um ecrã que dobra sobre si próprio.

Completando um conceito que já andavam a desenvolver desde maio, o Lenoo ThinkPad X1 Fold é uma lufada de ar fresco no mundo dos computadores portáteis, que tem mantido sempre o mesmo formato. Este ThinkPad X1 Fold volta a tentar unir o formato de computador com tablet, num híbrido com ecrã dobrável.

Este portátil tem um ecrã dobrável de 13.3 polegadas (quando desdobrado) tendo um formato bastante tradicional, se utilizarmos de forma normal. Em relação à sua dobra, ela pode ser utilizada para que a parte inferior do ecrã sirva como teclado.

Caso o utilizador queira, existe um teclado Bluetooth que pode ser comprado à parte por volta de 25 euros. Este teclado encaixa-se magneticamente na parte inferior do ecrã e possui carregamento sem fios, para completar o estilo clássico de portátil.

Ecrã dobrável foi fabricado pela LG

À semelhança da tecnologia utilizada no ecrã dos seus equipamentos mais recentes, a LG fabricou o ecrã do ThinkPad X1 Fold. O ecrã é pOLED (p de plástico) onde a base do painel é feita de plástico em vez de vidro, conferindo maior flexibilidade ao ecrã no total. Esta tecnologia é chave para que o ThinkPad X1 Fold consiga ser dobrávle.

Segundo a Lenovo, a dobra passou por testes de durabilidade extensos e é reforçada com uma placa de fibra de carbono. Contudo, só mesmo testando no mundo real e fazendo uma utilização normal é que se poderá apurar a durabilidade e resistência de tal dobra.

Editores 4gnews recomendam:

  • É oficial! A Samsung apresentou um teclado verdadeiramente futuristico
  • Capas para o Google Pixel 4a confirmam o seu design
  • iPhone 12 com "verdadeiro" 5G pode chegar só em 2021. Entende porquê
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.