Lenovo ThinkPad X1 Fold: conhece o primeiro computador com ecrã dobrável!

António Guimarães
Comentar

O ano de 2020 vai estar recheado de novidades sobre ecrãs dobráveis ou flexíveis não estando essa tecnologia limitada aos telemóveis (Galaxy Fold, Mate X). A Lenovo revelou na CES 2020 o seu novo portátil ThinkPad X1 Fold, com um ecrã que dobra sobre si próprio.

Completando um conceito que já andavam a desenvolver desde maio, o Lenoo ThinkPad X1 Fold é uma lufada de ar fresco no mundo dos computadores portáteis, que tem mantido sempre o mesmo formato. Este ThinkPad X1 Fold volta a tentar unir o formato de computador com tablet, num híbrido com ecrã dobrável.

O Lenovo ThinkPad X1 Fold

Este portátil tem um ecrã dobrável de 13.3 polegadas (quando desdobrado) tendo um formato bastante tradicional, se utilizarmos de forma normal. Em relação à sua dobra, ela pode ser utilizada para que a parte inferior do ecrã sirva como teclado.

Caso o utilizador queira, existe um teclado Bluetooth que pode ser comprado à parte por volta de 25 euros. Este teclado encaixa-se magneticamente na parte inferior do ecrã e possui carregamento sem fios, para completar o estilo clássico de portátil.

Ecrã dobrável foi fabricado pela LG

À semelhança da tecnologia utilizada no ecrã dos seus equipamentos mais recentes, a LG fabricou o ecrã do ThinkPad X1 Fold. O ecrã é pOLED (p de plástico) onde a base do painel é feita de plástico em vez de vidro, conferindo maior flexibilidade ao ecrã no total. Esta tecnologia é chave para que o ThinkPad X1 Fold consiga ser dobrávle.

Segundo a Lenovo, a dobra passou por testes de durabilidade extensos e é reforçada com uma placa de fibra de carbono. Contudo, só mesmo testando no mundo real e fazendo uma utilização normal é que se poderá apurar a durabilidade e resistência de tal dobra.

Editores 4gnews recomendam:

  • É oficial! A Samsung apresentou um teclado verdadeiramente futuristico
  • Capas para o Google Pixel 4a confirmam o seu design
  • iPhone 12 com "verdadeiro" 5G pode chegar só em 2021. Entende porquê
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.