A Lenovo apresentou resultados financeiros robustos no terceiro trimestre do ano fiscal 2024/25. Esta registou um crescimento significativo na receita e lucro do grupo, reforçado com a forte presença na Península Ibérica e o regreso da Motorola ao nosso país.
Motorola já está em 80% dos canais de venda em Portugal
Em Portugal, a marca tem vindo a consolidar a sua presença. Segundo Andrea Monleon, General Manager da MBG
Iberia, cerca de 80% dos canais de venda já comercializam os produtos da Motorola. Estes encontram-se presentes em todos os principais retalhistas.
Globalmente, as receitas do grupo aumentaram 20% em relação ao ano anterior, atingindo 18,8 mil milhões de dólares. É o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos. O lucro líquido mais do que duplicou, para 693 milhões de dólares, impulsionado pela estratégia de IA híbrida do Grupo, pela recuperação do Grupo de Soluções de Infraestruturas e pelo crescimento de dois dígitos do Grupo de Dispositivos Inteligentes e do Grupo de Soluções e Serviços.
O primeiro portátil de IA com ecrã enrolável do mundo
A Lenovo continua a investir em Investigação e Desenvolvimento (I&D), com um aumento de quase 14% nas despesas, totalizando 621 milhões de dólares. No recente evento CES 2025, a empresa lançou produtos inovadores, como o primeiro portátil de IA com ecrã enrolável do mundo e o primeiro dispositivo de gaming portátil com sistema operativo duplo, tendo recebido 185 prémios da indústria.
O Presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, afirmou que a receita e o lucro da empresa alcançaram um crescimento significativo no último trimestre, com um forte desempenho em todos os negócios principais. Destacou o regresso à rentabilidade do negócio ISG e o rápido crescimento do negócio de smartphones. Yang referiu ainda que a IA, com maior eficiência e custos mais baixos, está a acelerar a maturação da IA pessoal e a adoção da IA pelas empresas.
Destaques dos Grupos de Negócios:
- Intelligent Devices Group (IDG): Crescimento de dois dígitos nas receitas e liderença em dispositivos de IA. O negócio de PCs reforçou a sua posição de liderança de mercado, e os smartphones continuaram a registar um forte crescimento.
- Infrastructure Solutions Group (ISG): Crescimento acelerado, com uma infraestrutura híbrida de IA. A receita do negócio de servidores de IA e soluções de refrigeração líquida aumentou, impulsionada pela procura por infraestruturas híbridas.
- Solutions and Services Group (SSG): Receitas recorde e elevada rentabilidade, desenvolvendo as capacidades do Lenovo Hybrid AI Advantage.
A Lenovo foi ainda nomeada parceira oficial de tecnologia da FIFA, um acordo que inclui o FIFA World Cup 2026 e o FIFA Women’s World Cup 2027. A empresa foi reconhecida com vários prémios ESG e de Governança Corporativa, incluindo o Prémio Ouro na categoria Empresas/Organizações Mais Sustentáveis do Best Corporate Governance and ESG Awards, e a EcoVadis classificou a Lenovo no top 1% de todas as empresas, atribuindo-lhe uma medalha de Platina.