Lenovo One: o conceito de união entre o Windows e o Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O vice-presidente da divisão mobile da Lenovo apresentou hoje o Lenovo One, uma tecnologia que pretende unir o Windows e o Android de forma a aumentar a produtividade entre equipamentos. O exemplo foi dado em dois dispositivos da marca: o telemóvel Lenovo Z6 Pro 5G e o portátil Lenovo ThinkPad X1.

Inicialmente, parece que esta tecnologia trata-se de aplicações pré-instaladas que melhoram a ligação Bluetooth entre equipamentos, permitindo transferências de ficheiros quase imediatas. Este conceito é semelhante ao AirDrop da Apple, onde utilizadores enviam rapidamente ficheiros do iPhone/iPad para Macbook e vice-versa.

O VP da Lenovo acrescentou que este conceito também nasceu da recente tecnologia 5G, que permite ligações e transferências de dados mais rápidas. Assim sendo, dois equipamentos compatíveis com a rede dados móveis podem usufruir do Lenovo One da melhor forma.

Um conceito extremamente útil em tablets

Falando a título pessoal, não considero o Android a melhor plataforma para produtividade. Mesmo com adaptações e personalizações, como é o caso da Samsung, o Android continua a ser um sistema operativo que não oferece a mesma amplitude de aplicações que o Windows ou mesmo o iOS nos iPads.

Posto isto, este conceito da Lenovo pode ser um ponto de partida para uma junção melhor entre os dois sistemas. O ideal seria a criação de um sistema operativo de raíz (como o projecto Fuchsia da Google) mas esta também uma boa solução.

O Windows é o sistema operativo mais utilizado em computadores. O Android é o sistema operativo mais utilizado em dispositivos móveis. Unir os dois sistemas e trazer mais compatibilidade é a verdadeira definição de "juntar o útil ao agradável" e estou 100% de acordo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Red Dead Redemption 2 para PC deixa jogadores furiosos no seu primeiro dia!
  • Xiaomi MIUI 11 aposta em três funcionalidades para estudantes
  • Motorola One Zoom e Moto Z4 prestes e receberem o Android 10
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.