Leitor biométrico do OnePlus 7 Pro enganado por cola!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Com tanto feedback positivo a surgir sobre o OnePlus 7 Pro, alguém tinha de quebrar a tendência. O YouTuber americano Max Tech tem o hábito de testar os sensores biométricos dos telemóveis com um truque caricato.

Max Tech coloca uma rodela de cola quente numa folha de alumínio, molha o dedo e coloca-o na cola, deixando a sua impressão digital. De seguida, o YouTuber coloca uma camada de cola normal e assim que secar, é retirada, ficando com uma impressão digital 'falsa'.

No vídeo podemos ver o Youtuber a desbloquear o OnePlus 7 Pro várias vezes com a sua impressão digital falsificada. É um truque bastante invulgar mas só irá funcionar em telemóveis com sensores debaixo do ecrã.

Porque é que este método funciona

Ao contrário dos sensores de impressão digital tradicionais que funcionam por pressão, este está localizado debaixo do painel. Os sensores biométricos debaixo do ecrã funcionam disparando luz que acende a zona de deteção para registar a imagem do dedo do utilizador.

Assim sendo, em teoria, bastaria utilizar uma imagem do dedo do utilizador para desbloquear o telemóvel. Contudo, temos que ter em consideração que a cola reteve ainda algum relevo e oleosidade da pele, outros métodos podem não resultar.

Anteriormente, o Max Tech utilizou o mesmo método para 'enganar' o sensor biométrico do OnePlus 6T. O método da cola foi também tentado no leitor do Samsung Galaxy S10+ mas sem sucesso.

O Galaxy S10 foi enganado por um método semelhante

O 'filho do meio' da família Galaxy S10 não escapou a este tipo de testes. No início do mês, um utilizador do Imgur partilhou imagens que detalham como conseguiu enganar o leitor biométrico do telemóvel com uma impressão digital impressa em 3D.

O utilizador fotografou uma impressão digital deixada numa caneca com uma câmara DSLR. A fotografia foi ajustada para contraste e posteriormente impressa em 3D para criar um modelo com relevo.

Através desse modelo, o utilizador conseguiu desbloquear o Samsung Galaxy S10. Mais impressionante que estas demonstrações, é a criatividade das pessoas para tentar desbloquear um telemóvel.

Não existe grande motivo para preocupação

Dificilmente esta 'falha' do OnePlus 7 Pro irá prejudicar os seus utilizadores. Imagina uma situação onde te roubam o teu OnePlus 7 Pro e o assaltante vai obrigar-te a colocar o dedo em cola quente ou tirar uma fotografia da tua impressão digital. Simplesmente não acontece.

Seja como for, estes métodos providenciam algum conhecimento e entretenimento. Além disso, demonstram que ainda temos que melhorar um pouco a tecnologia que é colocada nos nossos telemóveis

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.