A VideoCardz partilhou recentemente leaks do próximo AMD Ryzen 9900X, com base na plataforma Geekbench.
O Ryzen 9 9900X de 12 núcleos é o próximo processador "Granite Ridge", com 12 núcleos Zen5. É importante notar que o 9900X não é o mais potente da próxima gama - pertencendo este título ao Ryzen 9 9950X de 16 núcleos.
Pelo que podemos ver, é possível que estes dois chips estejam entre os melhores do mercado, no entanto, só teremos a confirmação depois do lançamento oficial.
O que revelam os leaks sobre a nova unidade de processamento
Ao analisar os dados partilhados na benchmark, notamos que o processador de 12 cores da Ryzen conseguiu uma pontuação de 3,401 no teste single-core.
Para efeitos de comparação, isto representa uma vantagem de 10.1% em relação ao novo Intel Core i9-14900K - bem como um salto de 15,6% sobre o antigo topo de gama AMD Ryzen 9 7950X.
No leak temos também a confirmação de que o próximo chipset da AMD irá correr a uma velocidade de 5.6GHz.
Não é apenas a desempenho single-core que mostra valores impressionantes: O CPU conseguiu atingir uma pontuação de 19,756 no teste multi-core do Geekbench 6.
Apesar deste valor ter superado novamente o antigo cpu da AMD, fica um pouco abaixo daqueles que são dos valores da 14ª geração do i9.
Se estes rumores se confirmarem, os valores são um sinal encorajador da força que a série 9000 da Ryzen pode trazer. Segundo a própria marca, teremos o lançamento oficial desta gama de CPUs ainda em julho.
A série AMD Ryzen 9000 pode vir a dominar o mercado
A partir destes primeiros benchmarks, podemos concluir que o Ryzen 9900X é mais potente do que se esperava. O aumento de desempenho em single e multi-core é notável, fazendo frente ao líder do mercado.
Estes resultados são uma questão que tem que ser analisada pela Intel, que irá com certeza ripostar na sua próxima geração de CPUs.
É possível que a Intel revele a gama "Arrow Lake" já em setembro, e os rumores são bastante positivos em relação aos ganhos que estes processadores irão alcançar.