League of Legends está a caminho dos telemóveis!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Riot, proprietária do League of Legends, está a trabalhar com a Tencent para desenvolver uma versão Android e iOS do famoso MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Em 2018, o jogo já contava com mais de 100 milhões de jogadores.

De acordo com o relatório da Reuters, o jogo está em desenvolvimento há mais de um ano mas só em 2020 é que veremos um possível lançamento. Na verdade, esta não seria a primeira tentativa de trazer o jogo aos telemóveis.

A Riot afirma que a Tencent abordou a desenvolvedora há uns anos com a mesma ideia. Contudo a Riot recusou, argumentando que a experiência que o League of Legends oferece não seria bem executada em dispositivos móveis.

No entanto, já vimos jogos como PUBG, Fortnite e Hearthstone a receber versões mobile. Esses exemplos, juntamente com a melhoria do software e hardware dos telemóveis pode ter influenciado a decisão da Riot de avançar com a versão mobile do seu jogo mais popular.

Os melhores MOBAs para telemóveis

Arena of Valor

Atualmente existem já jogos estilo MOBA que podes jogar no teu telemóvel. Um deles é o Arena of Valor, já mencionado. Desenvolvido pela Tencent, é a melhor alternativa ao League of Legends para telemóveis. Podes transferi-lo gratuitamente através da Apple App Store.

Mobile Legends

Este é também um título bastante popular com o formato de 5 jogadores contra 5. Tens vários mapas e personagens por onde escolher, tudo num estilo 'anime' tridimensional. Disponível para iOS.

Vainglory

O Vainglory é provavelmente o mais intenso dos jogos que te sugerimos. Este MOBA tem como objetivo proporcionar-te a intensidade e estratégia envolvidas em títulos de computador mas tudo condensado no teu telemóvel. Disponível em iOS.

Não pode ser simplesmente uma cópia mobile do jogo original

Resta saber como é que a Riot e a Tencent vão transportar a experiência de League of Legends para ecrãs táteis. O MOBA é extremamente competitivo e requer controlos muito específicos no seu sistema de combate, semelhante ao World of Warcraft.

O League of Legends é também extremamente popular em eSports e torneios. Devido à sua jogabilidade avançada, uma versão mobile pode não ser tão bem aceite pelos jogadores.

O nicho dos smartphones gaming não mostra sinais de parar. Portanto, em 2020 é possível que já tenhamos melhor integração dos telemóveis com periférifos dedicados a jogos, como gatilhos e gamepads. Esses acessórios poderão tornar a experiência de League of Legends mobile mais agradável para os jogadores veteranos ou novatos.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.