A Riot, proprietária do League of Legends, está a trabalhar com a Tencent para desenvolver uma versão Android e iOS do famoso MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Em 2018, o jogo já contava com mais de 100 milhões de jogadores.
De acordo com o relatório da Reuters, o jogo está em desenvolvimento há mais de um ano mas só em 2020 é que veremos um possível lançamento. Na verdade, esta não seria a primeira tentativa de trazer o jogo aos telemóveis.
A Riot afirma que a Tencent abordou a desenvolvedora há uns anos com a mesma ideia. Contudo a Riot recusou, argumentando que a experiência que o League of Legends oferece não seria bem executada em dispositivos móveis.
No entanto, já vimos jogos como PUBG, Fortnite e Hearthstone a receber versões mobile. Esses exemplos, juntamente com a melhoria do software e hardware dos telemóveis pode ter influenciado a decisão da Riot de avançar com a versão mobile do seu jogo mais popular.
Os melhores MOBAs para telemóveis
Arena of Valor
Atualmente existem já jogos estilo MOBA que podes jogar no teu telemóvel. Um deles é o Arena of Valor, já mencionado. Desenvolvido pela Tencent, é a melhor alternativa ao League of Legends para telemóveis. Podes transferi-lo gratuitamente através da Apple App Store.
Mobile Legends
Este é também um título bastante popular com o formato de 5 jogadores contra 5. Tens vários mapas e personagens por onde escolher, tudo num estilo 'anime' tridimensional. Disponível para iOS.
Vainglory
O Vainglory é provavelmente o mais intenso dos jogos que te sugerimos. Este MOBA tem como objetivo proporcionar-te a intensidade e estratégia envolvidas em títulos de computador mas tudo condensado no teu telemóvel. Disponível em iOS.
Não pode ser simplesmente uma cópia mobile do jogo original
Resta saber como é que a Riot e a Tencent vão transportar a experiência de League of Legends para ecrãs táteis. O MOBA é extremamente competitivo e requer controlos muito específicos no seu sistema de combate, semelhante ao World of Warcraft.
O League of Legends é também extremamente popular em eSports e torneios. Devido à sua jogabilidade avançada, uma versão mobile pode não ser tão bem aceite pelos jogadores.
O nicho dos smartphones gaming não mostra sinais de parar. Portanto, em 2020 é possível que já tenhamos melhor integração dos telemóveis com periférifos dedicados a jogos, como gatilhos e gamepads. Esses acessórios poderão tornar a experiência de League of Legends mobile mais agradável para os jogadores veteranos ou novatos.