Lâmpadas Philips Hue são vulneráveis a ataques informáticos!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa de cibersegurança Check Point encontrou uma vulnerabilidade em algumas lâmpadas inteligentes Philips Hue. De acordo com a empresa, a falha pode facilitar a entrada de hackers em redes caseiras, podendo comprometer todos os dispositivos inteligentes existentes.

Como funciona a vulnerabilidade nas Philips Hue

De acordo com o relatório da Check Point, este hack explora o ZigBee, o protocolo de baixo consumo de energia, presente nas lâmpadas. O ataque começa quando os hackers fazem com que a lâmpada comece a piscar, fazendo o utilizador acreditar que há um defeito no produto.

A lâmpada eventualmente aparece como indetetável, motivando o utilizador a desligá-la e a tentar novamente o emparelhamento. Assim que ligada novamente, a lâmpada já estará infetada com malware, onde o hacker poderá ligar-se à rede caseira e infetar outros dispositivos com malware, spyware e todo o tipo de programas nocivos.

Atualizações regulares podem resolver o problema

Ao tomar conhecimento da vulnerabilidade, a Check Point entrou em contacto com a Signify, a empresa parceira da Philips Hue. A mesma afirma que a falha já foi corrigida numa atualização de firmware, denominada 1935144040.

Assim sendo, a melhor forma de garantir que as lâmpadas estão protegidas é mantê-las atualizadas através da aplicação. Os hackers aproveitam muitas vezes aparelhos desatualizados e sem protocolos de segurança recentes para explorar falhas e conseguir infetar dispositivos com programas nocivos.

A Signify alerta os utilizadores que devem manter os dispositivos atualizados, ativando as atualizações automáticas. Caso não o façam, devem pelo menos instalar as atualizações de forma automática, assim evitando ataques no futuro, ou pelo menos reduzindo a possibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Portugal é o país da Europa que mais sente insegurança na Internet
  • Motorola RAZR completamente destruído em doloroso teste de resistência
  • Nubia Red Magic 5G tem apresentação confirmada! O melhor smartphone gaming de 2020
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.