Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Lâmpadas inteligentes vs convencionais: quem gasta mais energia

Se estás a pensar comprar lâmpadas inteligentes para a tua casa, é normal que queiras saber se elas vão gastar mais energia. Fica a saber toda a verdade.

lâmpadas inteligentes

Um dos primeiros passos de quem quer construir uma casa inteligente é a compra de lâmpadas inteligentes. Estas trazem uma maior comodidade a todos os utilizadores pela automação e controlo remoto que oferecem.

No entanto, uma questão que paira na cabeça de todos os que querem dar o salto tem que ver com a energia que elas consomem. Será que gastam mais que as lâmpadas convencionais? A resposta direta é sim.

Lâmpadas inteligentes consomem mais energia, mas a diferença é marginal

Importa esclarecer já que o diferencial de consumo de energia de uma lâmpada inteligente para uma lâmpada normal é residual. Segundo os dados apresentados pela BGR, uma lâmpada inteligente pode consumir entre 0,2 watts a 0,5 watts a mais que uma lâmpada normal.

Usando um exemplo prático, mesmo que tenhas 10 lâmpadas inteligentes espalhadas pela casa, no pior dos cenários estamos a olhar para um aumento de 5 watts no consumo energético. Um valor que certamente terá um impacto reduzido na tua fatura de energia no final do mês.

Este consumo adicional de energia das lâmpadas inteligentes é necessário devido à sua componente inteligente. Ou seja, mesmo quando estão desligadas, elas precisam de um pouco de energia para manter o seu chip e a ligação Wi-Fi a funcionar para que estejam prontas a entrar em ação sempre que desejares.

Isto quer dizer que, enquanto estão ligadas, o seu consumo energético é semelhante ao das lâmpadas normais. Aliás, no longo prazo, as lâmpadas inteligentes até podem revelar-se mais económicas.

Lâmpadas inteligentes até podem ser mais económicas

Funcionalidades como a sua automação e possibilidade de escurecimento podem contribuir para uma fatura de energia menor no longo prazo. Por exemplo, o esquecimento de desligar uma luz quando sais de casa deixará de ser uma dor de cabe com este tipo de lâmpadas.

Num cenário como esse, basta ires à aplicação no teu smartphone para desligares a luz que ficou inadvertidamente ligada em casa. Ou mesmo quando estás em casa, só uma redução do nível de luminosidade da lâmpada pode ser suficiente para compensar aquilo que ela gasta a mais quando está em stand by.

Se juntares um sensor de movimentos à equação, poderás diminuir ainda mais a tua fatura. Caso este detete a ausência de movimentos numa divisão da casa, poderás programar o desligar automático das luzes após um determinado período.

Em suma, o medo de um maior consumo de energia no final do mês não deve ser entrave para avançares para a compra de lâmpadas inteligentes. Embora haja efetivamente um pequeno aumento no consumo de energia, esse poderá ser absorvido no futuro.

Tapo L530E
Tapo L530E (pack de 4 unidades)Bombillas LED Wi-Fi multicolor, reguláveis, com controlo por voz e programação
30,99 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.