KODI - O que é uma build?

Tiago Alves
Tiago Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda há dias te trouxe um artigo sobre o que é o KODI, para que serve e onde utilizar. Hoje trago-te um dos grandes temas da comunidade KODI, as builds.

Para começar, uma build é nada mais nada menos do que uma complicação de add-ons e configurações feitas pelo autor da mesma. Esta compilação é feita com o intuito de partilhar tudo o que o autor acha que o seu KODI deve conter! E de maneira a que quando instales fique tudo operacional, pois há add-ons que requerem alguma configuração extra para ficarem completamente operacionais.

A maioria das builds tem algo que as distingue, quer seja um tema mais simples a outro mais arrojado, ou até mesmo uma escolha mais minuciosa de wallpapers, isto para que te faça querer usá-la. Mais abaixo podes ver uma pequena galeria de imagens de exemplos de builds.

O que ganham os autores das builds?

Até à data ainda não usei nenhuma build paga, por isso deduzo que a maioria sejam gratuitas, há sempre quem tente ganhar lucro, mas se fores à fonte oficial tenho a certeza de que não te será cobrado nada!

Devo utilizar uma build?

Se és novo no mundo do KODI, não percebes muito ou não tens tempo para configurar certos add-ons ou se sabes que aquela build te vai dar aquilo que precisas, sim! Assim tens acesso a uma série de conteúdos que geralmente demoram horas a configurar, para não falar de add-ons exclusivos em algumas builds. Listas de IPTV também exclusivas, uma série de conteúdos que, certamente, vais gostar.

Como posso obter uma build?

Bem, normalmente quem faz estas compilações costuma ter um wizard onde as colocar, já existem alguns e não são poucos, e também temos grandes builds feita por tugas e digo-te já que são de louvar todo o trabalho feito pelos mesmos. Basta que tenhas acesso aos seus wizards e ficarás satisfeito! Tens um dos grandes wizards, como o ares wizard onde vais encontrar uma boa lista de builds! Para builds portuguesas, e como já disse o trabalho feito é fantástico podes encontra-lás no wizard/repositório [R]evolution.

A instalação é simples, uns simples cliques tratam de tudo e no fim tens de fazer um force close, isto é, fechares por completo a aplicação, e se for em dispositivos Android convém forçar paragem da aplicação ou reiniciar o aparelho.