A Jornada Mundial da Juventude voltou a colocar Portugal nas boas do Mundo. A escala e repercussão do evento catapultou Lisboa e vários outras urbes do país para o resto do mundo. Porém, importa também perceber como se estão a "portar" os peregrinos no que ao consumo diz respeito. Para tal, é aqui valioso o contributo da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços).
Posto isto e no sentido de contribuir para a identificação de alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, em períodos específicos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A propósito, a SIBS divulga um conjunto de indicadores e dados agregados em formato de infografia, de forma clara e factual, e com comparativos com períodos anteriores.
SIBS regista alterações nos hábitos de consumo em Portugal
Tal como se pode verificar na infografia em anexo, e com base nos dados do SIBS Analytics, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude, ou seja, de 26 a 31 de julho de 2023.
Isto nas cidades em que ocorrem diversas atividades nas Dioceses nacionais, as operações com cartões de estrangeiros na Rede MULTIBANCO aumentaram 18%. Isto face ao período homólogo (27 de julho a 1 de agosto de 2022).
Podemos assim constatar que esta evolução contribuiu para um crescimento global do número de operações na Rede MULTIBANCO, em todo o território nacional, de 6%.
Numa outra tónica, ao analisar a origem dos cartões de estrangeiros, é possível perceber que, os países com maior crescimento no número de operações face ao período homólogo foram o México (+147%). Seguindo-se a Austrália e Singapura (ambos com +142%).
Segue-se a Nova Zelândia (+126%) e República da Coreia (+125%). A propósito, podem ver também o .PDF com a infografia da SIBS.
Jornada Mundial da Juventude dá novo impulso à economia nacional
Tal como aponta a própria SIBS, se analisarmos apenas os países onde decorreram as últimas cinco edições das JMJ (Panamá, Polónia, Brasil, Espanha e Austrália), verificamos que o crescimento médio do número de operações é de 25%.
Ou seja mais 7 pontos percentuais do que o total de operações efetuadas com cartões estrangeiros no período em análise. Trata-se, portanto, de um crescimento bastante significativo desta modalidade.
No que toca aos países que organizaram as cinco edições anteriores da JMJ, é visível que, neles todos, se verificaram mais visitantes do que no período homólogo. Na prática, com uma variação total de +25%. Além disso, é de destacar um aumento expressivo de +276% de visitantes do Panamá.
Em Portugal as transações aumentaram em 57% segundo a SIBS
Analisando os principais destinos dos participantes da JMJ no território nacional. Mais concretamente nos dias com atividades nas diversas Dioceses nacionais que antecedem o evento, verificou-se um aumento de 57%. Istono número de transações de visitantes em Santarém (distrito onde se enquadra o Santuário de Fátima).
Este aumento foi de 26% em Coimbra e de 23% em Évora, cidades que também registaram um novo afluxo de peregrinos.
Mais ainda e como curiosidade, é ainda de sublinhar que no período em análise Portugal recebeu visitantes de países que não estavam em território nacional na semana anterior (entre 19 e 25 de julho).
Países como a Anguila, Belize, Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Jibuti e Nova Caledónia. Inclui-se aqui também a República Centro-Africana, Saint Vincent And The Grenadines, Samoa, Samoa Americana e Vanuatu.
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