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Jogavas Minecraft em VR? Então temos más notícias

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Agora é oficial. É o fim de uma era para os fãs de Minecraft em realidade virtual. A Mojang confirmou que, a partir de agora, o jogo deixa oficialmente de suportar plataformas de realidade virtual (RV) e mista (RM).

A decisão já tinha sido anunciada em outubro de 2024, mas só agora se concretizou, com o lançamento da mais recente atualização da edição Bedrock do jogo.

Um corte difícil num universo de milhões

minecraft VR
Imagem: Divulgação / Mojang

A confirmação chegou através das notas de patch mais recentes, que encerram definitivamente o suporte às experiências em RV/RM, algo que já vinha a ser sinalizado desde o outono passado. Nessa altura, a Mojang indicava março de 2025 como a data-limite, mas os jogadores ainda ganharam algumas semanas extra para explorar os seus mundos em modo imersivo.

O facto de a base de jogadores continuar a contar com centenas de milhões de utilizadores ativos não impediu a decisão. E quando uma franquia como Minecraft abandona o suporte a uma tecnologia como a realidade virtual — que ainda é defendida por muitos títulos aclamados, como Beat Saber — o impacto no ecossistema de RV é real.

Retirar o suporte a plataformas inteiras nunca é uma escolha fácil, mas parece claro que a Mojang não teria tomado esta decisão se representasse uma quebra relevante para a maioria dos seus jogadores. Ainda assim, para quem apostava na combinação entre blocos e imersão total, o fim da linha chegou.

O que ainda vai funcionar?

Apesar do suporte terminar aqui, nem tudo está perdido. A Mojang deixou claro que os mundos criados e as compras realizadas — incluindo Minecoins e conteúdos do Marketplace — continuarão acessíveis, desde que o jogo seja jogado num dispositivo tradicional, como um monitor de computador. Ou seja, o que muda é o modo de acesso, não o conteúdo.

Minecraft continua a crescer em números e popularidade — com mais de 300 milhões de cópias vendidas —, mas este passo marca um ponto de viragem no caminho da realidade virtual no universo dos videojogos. Para muitos fãs, é um momento agridoce: apesar de o jogo seguir em frente, deixa para trás uma das experiências mais únicas que já proporcionou.

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Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.