Já não é só radares: Google Maps quer agora que digas onde está a polícia - vê como

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google continua a sua caminhada para tornar o Maps cada vez mais colaborativo e útil a quem anda na estrada, aproximando-o do popular Waze ao nível dos avisos em tempo real.

Depois de disponibilizar um conjunto de funcionalidades para os utilizadores reportarem incidentes que ocorram nas estradas, e de o permitir fazer com um novo botão de perigo, mais direto de usar, as indicações instantâneas sobre a presença das autoridades é agora o próximo passo.

Onde para a Polícia?

Google Maps agora quer que digas onde está a polícia
Imagem: 4gnews

Desde o início do ano que já tínhamos facilitada a tarefa de enviar, a partir da App do Maps, alertas sobre a presença de radares nas estradas. Agora a Google pretende ir mais longe, permitindo também indicar a presença das autoridades policiais.

De acordo com informações do Android Authority, a ideia é substituir o envio de um relatório sobre ‘radares de velocidade...’ (speed trap) por outro novo, denominado ‘Polícia’ (Police).

Mas, para já, a empresa parece manter os dois tipos de relatórios em paralelo, permitindo aos utilizadores optar pelo mais indicado. Ou seja, pelo menos na versão em português que usamos podemos enviar um alerta direto sobre um radar num determinado local, ou avisar simplesmente que há uma ‘brigada’ da polícia na estrada.

Oito tipo de incidentes que podes reportar

Enquanto a Google não esclarece se ‘Polícia’ vai mesmo substituir ‘Radares de Velocidade...’, a App do Maps permite aos utilizadores reportar um total de oito tipo de incidentes durante o seu trajeto.

Além dos dois já referidos, é ainda possível enviar avisos sobre ‘Colisão’, ‘Abrandar’, ‘Obras’, ‘Faixa cortada’, ‘Veículo parado’ e ‘Objeto na estrada’.

Para aceder ao novo relatório ‘Polícia’ basta selecionares o ícone triangular de aviso, posicionado no canto inferior direito do ecrã quando inicias um trajeto na aplicação.

A nova funcionalidade surge depois da introdução da funcionalidade de comunicar incidentes no Google Auto mas, para já, não é certo que fique já disponível no Android Auto ou no Apple CarPlay.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.