Quem utiliza o Google Maps ou o Waze no smartphone já se habituou à possibilidade de reportar acidentes e incidentes diretamente no sistema, mas até há poucos dias era algo impossível de executar diretamente no automóvel com Android Auto.
A Google resolveu finalmente essa lacuna e os utilizadores passaram a conseguir comunicar incidentes nessa aplicação, numa implementação que estará a ser disponibilizada por fases.
Portugal já recebeu a atualização
Uma breve visita a algumas comunidades na plataforma Reddit permite perceber que são muitos os utilizadores a indicar já ser possível usar esse recurso diretamente no Android Auto.
As informações chegam de vários países e Portugal não foge à regra, com utilizadores a sugerir que esta funcionalidade está disponível há algumas semanas, incluindo a indicação dos radares de velocidade.
Sobre o mercado norte-americano, o Phone Arena dá conta do feedback dos utilizadores, que questionam sobretudo os timings tardios da Google na disponibilização deste recurso no Android Auto.
Um botão que faz toda a diferença
A nova função de ‘report’ de incidentes está disponível através de um novo botão de perigo, com forma triangular, colocado sob a bússola do Google Maps.
Para introduzir uma informação basta ao utilizador tocar nesse botão e escolher o tipo de incidente a reportar – acidente, viatura parada na estrada, engarrafamentos, faixas fechadas, obras e radares de velocidade.
Da mesma forma é possível receber avisos sobre novos incidentes, entretanto atualizados, ou questionar outros utilizadores sobre o estado dos incidentes anteriormente indicados.