Já há alguns rumores sobre o novo Apple iPad Mini

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Já correm alguns rumores acerca da próxima versão do Apple iPad Mini e, um deles, é que este poderá ser lançado no fim do ano de 2024. Se assim será ou não, certezas ainda não existem, mas a MacRumors avança algumas noções acerca das características futuras deste dispositivo.

O primeiro rumor que, para já, se ouve acerca do dispositivo é que se pretende reduzir o efeito de “rolagem gelationosa”. O que significa isso? No fundo, relaciona-se com o ato de rolar verticalmente conteúdos textuais e parecer que um lado da tela responde mais rápido do que o outro. Este desfasamento dificulta a experiência do utilizador.

Não é a primeira vez que se fala no assunto, tanto que a Apple já se manifestou acerca disso, ao dizer que é algo normal em iPads LCD. No entanto, não será difícil de prever que em ecrãs de menor dimensão, o problema seja mais incomodativo para o utilizador.

ipadmini
iPad Mini (via Apple)

Espera-se que o chip seja melhor e que a memória GPU aumente em 50%

Outra atualização que se espera relaciona-se com o chip do próprio iPad Mini. A mesma fonte de informação avança que poderemos contar com o A16 Bionic, ainda que o A17 também não seja uma opção a excluir. Em termos práticos, isso traduzir-se-ia num desempenho do chip 10% melhor, 50% mais de memória GPU e um novo processador de imagem.

No que toca a cores, também se espera que haja variedades diferentes a caminho. A versão atual do iPad Mini apenas contempla cinzento, rosa, roxo e “starlight”. De acordo com a MacRumors, não seria descabido esperar por outras opções, por exemplo, em preto, azul, verde ou amarelo.

Não deverá haver tela ProMotion nem visor OLED

Ainda no mesmo artigo, a fonte de informação referida avança alguns aspetos com os quais podemos não contar, acerca do iPad mini. Um deles é que não haverá tela ProMotion de 120 Hz, ao que tudo indica.

Para além disso, poderia ser de esperar um visor OLED para o iPad Mini, no entanto a Mac Rumors afasta essa possibilidade, para já. Ainda que seja uma opção para o futuro, os especialistas em assuntos da Apple dão conta que o iPad Mini só deverá receber telas OLED, por volta do ano de 2026.

A versão dobrável do iPad Mini só deve sair em 2026 ou 2027

E por falar em adiamentos, também a versão dobrável deverá ficar para 2026 ou 2027. A fonte de informação revela que a Samsung Display e LG Display já teriam enviado amostras dobráveis entre 7 e 8 polegadas, mas a Apple prefere, por enquanto, esperar.

Importa salientar que, à data, tratam-se de apenas rumores. Como refere a Bloomberg, a Apple tem o objetivo de dar um refresh à linha de iPads, em 2024, sendo que os novos modelos iPad Pro e iPad Air se esperam ainda em março. Quanto ao iPad Mini 7, ainda não se sabem datas ao certo, mas pode sair mais para o final do ano.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.