O novo serviço de transferências SPIN, que desde 16 de setembro os bancos portugueses estão obrigados a disponibilizar aos seus clientes, já conquistou mais de 220 mil utilizadores em apenas três dias.
Os dados são do Banco de Portugal - entidade responsável pelo lançamento desta funcionalidade -, e indicam também que o SPIN foi responsável por mais de quatro milhões de operações de pagamento desde o seu lançamento, a 24 de junho deste ano.
Um número de telemóvel ou NIPC... e pouco mais
Basicamente o SPIN é um serviço que permite aos utilizadores iniciarem uma transferência a crédito ou uma transferência imediata, introduzindo apenas o número de telemóvel do destinatário, no caso de um particular, ou o NIPC se for uma empresa.
Para fazer uma transferência através do SPIN basta ao utilizador aceder a um dos canais do seu banco — homebanking, App ou no balcão — e indicar o número de telemóvel, ou o NIPC, do destinatário.
O serviço é gratuito e não obriga a qualquer tipo de adesão nem instalação de uma App específica, estando acessível nos próprios canais disponibilizados por cada instituição bancária.
Transferências com segurança reforçada
Na base do sucesso apregoado pelo Banco de Portugal relativo a este serviço estarão as características de utilização do SPIN, sobretudo ao nível da segurança associada às operações.
Além de facilitar a experiência de transferir dinheiro a partir de um dispositivo digital ou no próprio balcão, o SPIN é apresentado como um serviço mais seguro do que outras opções disponíveis. Tudo porque integra uma componente de confirmação de beneficiário/devedor, que basicamente permite confirmar o destinatário da transferência antes do início da operação.
Segundo o Banco de Portugal, esta solução reduz de forma significativa os riscos de os utilizadores serem vítimas de burlas associadas a transferências de dinheiro, evitando ‘esquemas’ como o “olá Pai, olá Mãe” ou mesmo os ‘truques’ usados com o MB Way.
Conhece melhor o SPIN nas páginas que o Banco de Portugal mantém para o efeito.