Já é possível correr Android num iPhone

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

Sim, já se consegue correr Android num iPhone. Há uns anos atrás assistimos à proeza de alguém que conseguiu correr Windows num Mac revelando que os tempos de diferenciação entre um PC e um Mac seriam uma ilusória dicotomia do passado e que o hardware da Apple não era, afinal, tão especial. Pelo contrário, era e é um hardware normal, como os outros.

Vê Ainda: Design iOS nas aplicações para Windows

No final de Abril do presente ano a Tendigi conseguiu correr, imagine-se, o saudoso Windows 95 num Apple Watch. Hoje, os mesmos indivíduos foram mais longe e concretizaram o impensável: Android num iPhone. E, mais uma vez, se comprova que o hardware da empresa de Cupertino não é, de todo, a última bolachinha do pacote.

Com a ajuda de material construído do zero e um pouco de engenharia a Tendigi conseguiu tal proeza e os créditos vão para eles.

Num post no blog da Tendigi (fonte), o CTO Nick Lee explica que o trabalho passou por "infiltrar" um smartphone com Android num iPhone através de uma "capa" impressa numa impressora 3D pelo próprio Nick Lee. A solução não é perfeita, mas é a melhor até à data. Basicamente, para isso, este developer clonou o Android Open Source Project (AOSP) e fez uma versão do Android 6.0.1 Marshmallow. Porém, a aventura não ficou por aqui, ele teve ainda de portar ou construir várias bibliotecas e algumas ferramentas para tornar possível que um sistema operativo de código aberto pudesse conseguir correr num ambiente completamente fechado e cheio de paredes como é o da Apple. Mas o melhor é mesmo veres o vídeo no final deste artigo, juntamente com o vídeo do Windows 95 a correr num Apple Watch, também obra do Nick Lee.

Após tanto trabalho e algum esforço, as coisas acabaram por funcionar e este developer merece o nosso aplauso e a nossa atenção. No fim do dia são estas pequenas coisas que fazem, também, com que a tecnologia evolua. A desconstrução pode ser um grande impulso à construção de algo melhor e serve, também, para desmistificar certas fábulas como a de que os iPhones têm um hardware de outro mundo ou de que são impenetráveis.

Talvez queiras ver:

  • Novas imagens detalham o design do iPhone 7 Plus e a dual-câmara
  • Apple iPhone 7: A próxima geração não trará grandes inovações e ainda bem!
  • Samsung trará smartphones com ecrã flexível já na MWC 17