O 4gnews já te tinha dado a conhecer este cenário, mas agora tornou-se mesmo oficial. A Asus vai deixar de vender telemóveis. A marca é particularmente conhecida pelos seus computadores, mas também apostava em smartphones. Aparentemente, vai ser mesmo o fim desse capítulo.
Quem o confirmou foi o próprio presidente Jonney Shih, durante um evento corporativo, no Centro de Exposições de Nangang. O líder da Asus confirmou o “adeus” aos telemóveis e disse que o foco vai passar pelos PCs comerciais e produtos com Inteligência Artificial (óculos inteligentes, por exemplo).
Ainda assim, para quem tem smartphones da Asus, a boa notícia é que a marca ainda vai oferecer manutenção a todos os clientes que tiverem telemóveis da marca dentro da garantia (via GSM Arena).
Fim dos telemóveis da Asus = problemas financeiros?
Perante o fim da aposta em smartphones, poderíamos pensar que a Asus estivesse com problemas financeiros, eventualmente. Ora, não é de todo esse o caso, a avaliar pelos dados estatísticos do último ano.
De acordo com Jonney Shih, a marca alcançou uma receita de 738,91 mil milhões de dólares em 2025. Se compararmos com 2024, trata-se de um crescimento na ordem dos 26%, o que é um aumento considerável.
Estima-se que o grande impulsionador desta subida, de 2024 para 2025, tenha sido o segmento dos servidores com IA. Nesta área, a Asus registou uma subida de 100%, o que superou inclusive as metas definidas pela empresa.
Não sabemos se terá sido por ficar abaixo das expectativas ou se por querer focar no que funciona melhor, mas uma coisa é certa: a Asus vai deixar de vender telemóveis. Os mais populares da linha de telemóveis da Asus eram os “Zenfone” e os “ROG Phone”. O 4gnews chegou a ter a oportunidade de testar o Asus ROG Phone 9, inclusive.
