Apesar da falência, iRobot não vai deixar de existir
A iRobot é quase sinónimo de aspiradores robô, mas isso não impediu que a marca, que chegou a valer 3,5 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros), entrasse agora com um pedido de falência.
Mas as boas notícias é que este pedido de falência não significa que a empresa vai desaparecer do mercado. Tudo porque, a iRobot está a recorrer a um artigo específico da legislação norte-americana que lhe permite continuar a existir, ao invés de ser liquidada pelos seus credores.
A solução encontrada e que vai ser aplicada é a transferência dos 100% de ativos da iRobot para as empresas chinesas responsáveis pela linha de produção da marca: as chinesas Shenzen Picea Robotics e Santrum Hong Kong. Quando todo o processo estiver finalizado, estas duas empresas chinesas vão funcionar coletivamente sob o nome Picea.
O que vai acontecer aos aspiradores robô da iRobot
O tribunal norte-americano responsável por este processo de falência já aprovou a transação de ativos para as duas empresas chinesas. Tal significa que a iRobot passa a ser uma empresa que não vai ser negociada no mercado de ações NASDAQ.
De acordo com as informações divulgadas, esta transação permite que a iRobot “continue a operar normalmente, siga o seu plano de desenvolvimento de produtos e mantenha a sua presença global” (via AndroidAuthority).
E é aqui que está a resposta para o teu aspirador-robô Roomba. Na prática para o utilizador, tudo vai manter-se igual. Todas as partes envolvidas no processo, garantiram já que a aplicação iRobot vai continuar a funcionar normalmente, os programas de cliente vão manter-se ativos, assim como a cadeia global da iRobot vai continuar a funcionar.
Por outras palavras, para os utilizadores dos aspiradores robô Roomba não muda absolutamente nada. Mesmo que precisem de assistência técnica, podem dirigir-se aos agentes autorizados para reparações da iRobot, em qualquer parte do mundo, uma vez que as relações comerciais com os parceiros globais vão manter-se.
E mais: de acordo com o plano agora delineado, até está previsto o desenvolvimento de novos produtos. Poderá haver a mudança de nome, trocar iRobot por Picea, mas queremos acreditar que a designação icónica Roomba vai continuar a manter-se viva no mercado.


