iPhones vão ficar um passo atrás dos smartphones Android no 5G

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Intel não planeia o anúncio de um modem 5G para smartphones tão cedo. Nesse sentido, a fabricante só pretende lançar tal característica para tecnologia de consumo em 2020.

Assim sendo, esta é um indício de que a Apple não irá ter o 5G nos iPhone tão cedo. Afinal, a empresa de Cupertino utiliza modems da Intel desde a mais recente gama. iPhone XS, XS Max e XR utilizam todos esse modems.

Portanto, isto coloca a Apple numa situação familiar. Se acompanhas o mundo da tecnologia, sabes perfeitamente que as novidades aparecem primeiro nos Android, ainda bem que nem sempre bem implementadas.

Apple vai ter que aguardar a disponibilidade dos modems 5G

A Apple tende a aprimorar as tecnologias antes de as implementar nos iPhone. O desbloqueio facial, por exemplo, já existe no Android desde o Ice Cream Sandwich. Contudo, a Apple só o implementou a partir do iPhone X, o que resultou em sucesso.

A verdade é que a Apple não tem muitas opções nesta situação. A mais óbvia é optar por outra empresa para produzir os modems. No entanto, a única outra empresa viável é a Qualcomm. Infelizmente, a fabricante recusou-se a fabricar para a Apple devido a disputas legais.

Eventualmente, a Apple também pode criar os seus próprios modem 5G. Todavia, isso representa mais tempo e custos para a empresa. É verdade que surgiram rumores sobre um foco maior no departamento de modems mas não parece que seja a melhor opção.

Assim sendo, a Apple encontra-se mesmo entre a espada e a parede. Por outro lado, é provável que a empresa não esteja muito preocupada com isso. Apesar de já não ser tão "ferrenha" a Apple sempre foi conhecida por ditar modas e não segui-las. Contudo, o 5G não é uma moda mas um passo seguinte na evolução tecnológica.

Inegavelmente, 2019 será o ano do 5G. A Samsung já anunciou o seu Galaxy S10 5G. Outras marcas já prometeram equipamentos semelhantes para este ano. Portanto a não ser que a Apple puxe um coelho da cartola, só iremos ver um iPhone com 5G a partir de 2020.

Editores 4gnews recomendam:

Há 11 aplicações que estão a enviar os teus dados ao Facebook!

Opinião: Samsung Galaxy Fold não é tão caro quanto dizem

HBO Portugal – 3 séries que tens de ver o quanto antes

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.