A janeiro de 2007, na edição desse ano da conferência Macworld, Steve Jobs subiu ao palco e apresentou o primeiro iPhone. O icónico smartphone da Apple cumpriu 17 primaveras no passado dia 9 de janeiro.
Desde então muitas são as diferenças, desde logo a começar pelo facto de a apresentação dos modelos acontecer agora no final do verão e muito mais próxima das épocas festivas, altura em que se regista sempre um aumento nas vendas.
“Um produto revolucionário que muda tudo”
Steve Jobs sempre foi uma personalidade polémica, mas era também um dos mais entusiastas apresentadores de nova tecnologia. Quando apresentou, pela primeira vez, o iPhone, Jobs, perante uma multidão entusiasmada, proferiu as seguintes palavras que ficaram célebres para sempre: “De vez em quando surge um produto revolucionário que muda tudo”. Podes recordar a apresentação completa neste vídeo publicado no YouTube, pela ProtectStar. Alguns dos direitos deste vídeo podem estar também abrangidos pela Apple.
Ainda que nos dias de hoje, esta afirmação faça de Steve Jobs um visionário, na altura tratou-se de uma estratégia de marketing. Até porque estamos a falar de um smartphone longe de ser perfeito.
O primeiro modelo contava com comunicações EDGE – sim, nem sequer era 3G – não gravava vídeos, nem recebia MMS e, frequentemente, quando o utilizador estava a navegar no mundo Web não conseguia fazer, em simultâneo, chamadas telefónicas. Apenas no ano seguinte é que o modelo ganhou as tão desejadas comunicações 3G.
Mas Steve Jobs tinha razão. O iPhone veio mudar o mercado de smartphones com o seu ecrã tátil, desempenho made by Apple e também com uma muito bem-sucedida campanha de marketing que foi mudando ao longo dos anos, mas que aponta sempre para o mesmo facto: este foi, é e, possivelmente, será um dos smartphones mais populares de sempre.
Das comunicações EDGE às comunicações por satélite
É inegável que, desde 2007, o iPhone sofreu várias alterações que lhe permitiram acompanhar a evolução da tecnologia. Sim, a Apple demora sempre um pouco mais que as suas rivais chinesas ou sul-coreanas a integrar novidades, mas acaba por fazê-lo e de uma forma bastante bem-sucedida.
Longe vão os tempos das comunicações EDGE, agora o modelo icónico integra já comunicações por satélite. Mais: o recurso SOS, apoiado por esta tecnologia, conta já no seu currículo com várias histórias de salvamento. O que é e será sempre a melhor campanha de marketing.
Por sua vez, os atuais processadores feitos pela própria Apple têm também mostrado um desempenho de qualidade, assim como uma eficiência energética igualmente boa.
Estas são apenas algumas das razões que tornam o iPhone o líder de vendas globais no mercado global. Estas razões aliadas àquele fator X que a Apple soube sempre comunicar aos utilizadores. Na altura do seu 17º aniversário, o iPhone continua a mostrar que veio realmente mudar tudo, ainda que atualmente a Apple demore mais a ser revolucionária.