
O novo iPhone Air foi apresentado esta semana pela Apple, durante o anúncio da linha iPhone 17, como o smartphone mais fino da marca, mas também o mais resistente. E não demorou para essa resistência ser posta à prova.
Durante uma entrevista ao Tom’s Guide, o diretor de Marketing da Apple, Greg Joswiak, entregou o aparelho de apenas 5,6 mm ao editor-chefe Mark Spoonauer, que tentou dobrá-lo com toda a força.
O iPhone Air sobreviveu ao seu primeiro teste de durabilidade?

Sim! E com mérito. O iPhone Air entortou ligeiramente quando o jornalista tentou dobrá-lo, mas voltou à forma original, sem qualquer quebra.
Durante a demonstração, o dispositivo resistiu ainda a uma queda acidental, reforçando a promessa da Apple de que o Air é também o iPhone mais resistente da história.
O segredo, de acordo com a Apple, está na combinação de:
- Uma construção em titânio grau 5, material exclusivo do modelo, ao contrário dos iPhones Pro, feitos em alumínio
- O uso de Ceramic Shield 2, pela primeira vez, na frente e na traseira do dispositivo, oferecendo até 3x mais resistência a riscos e 4x mais proteção contra quedas.
Com isso, o modelo alia leveza, resistência e sustentabilidade, representando a nova aposta da empresa para substituir a linha Plus.
Estrutura interna otimizada para o design ultrafino

Como detalhámos no artigo sobre o iPhone Air, para alcançar um design tão compacto sem comprometer a durabilidade, a Apple redesenhou o interior do smartphone. O dispositivo conta com uma estrutura chamada de “plateau”, que concentra os componentes mais importantes na parte superior, logo abaixo do módulo de câmaras, deixando espaço livre na parte inferior.
A marca explica que o uso de componentes Apple Silicon mais eficientes permitiu reorganizar o hardware e manter a rigidez, mesmo com o corpo ultrafino. O resultado é um smartphone que alia leveza, resistência e autonomia, já que a bateria de alta densidade garante um dia completo de utilização. Tudo isso sem abdicar de um desempenho de topo.
O modelo chega com ecrã Super Retina XDR de 6,5 polegadas, suporte a ProMotion até 120 Hz e integração total com o Apple Intelligence, potenciado pelo novo chip A19 Pro. Na fotografia, a Apple aposta no sistema Fusion Camera de 48 MP, que funciona como múltiplas câmaras num único sensor, garantindo maior detalhe e excelente desempenho em ambientes de baixa luminosidade.
O iPhone Air ainda passará por testes de durabilidade oficiais
Apesar das demonstrações de resistência, a Apple sublinha que os testes independentes ainda serão determinantes para confirmar a durabilidade real do dispositivo.
Por enquanto, o iPhone Air já impressiona por ser não só o iPhone mais fino de sempre, como também um dos mais robustos já criados pela marca.
Vê também:
- UE vai ter de esperar! Recurso mais aclamado dos novos AirPods não estará disponível no lançamento
- Apple: a chegada do iPhone 17 faz desaparecer estes produtos, mas há uma vantagem
- Diretor-geral da Xiaomi surpreende e diz que vai comprar o iPhone 17
Promoção do dia!