iPhone 8 ainda mais fino com ecrãs OLED da JDI

Bruno Filipe
Bruno Filipe
Tempo de leitura: 2 min.

Rumores indicavam que supostamente a Apple poderia abandonar finalmente os ecrãs LCD e apostar na tecnologia OLED, que poderia estar presente num próximo iPhone, supostamente no iPhone 8. Esta aposta criou rumores de uma provável parceria com a sua rival Samsung, o que era estranho, mas nada do outro mundo, visto que existem casos onde duas empresas rivais são fornecedoras entre elas.

Mas uma nova notícia acabou por confirmar que realmente a tecnologia OLED está nos planos para futuros smartphones da empresa da maçã, que veio contradizer rumores anteriores, negando qualquer parceria com a grande sul-coreana.

As japonesas Sharp e a JDI são atualmente as principais fornecedoras de ecrãs LCD da Apple, e assim deverá continuar. Pelo menos fala-se que a JDI em 2016 pretende iniciar-se na produção de ecrãs OLED. Para isso já estão a fazer mudanças nas fábricas destinadas para tal. Em 2018, quando os resultados desta produção estiverem mais avançados, a Apple irá então adotar ecrãs deste tipo nos seus aparelhos.

Como sabemos, a Samsung tem uma maior maturidade quando falamos de ecrãs OLED (organic light-emitting diode), ao contrário da Japan Display Inc que ainda se está a iniciar no ramo. No entanto ainda nada está totalmente aprovado.

“Quanto mais fino melhor”

O interesse da Apple por esta mudança é o facto de haver uma menor quantidade de camadas na formação do ecrã, tornando assim os aparelhos mais finos, sendo este um dos maiores objetivos da empresa, a cada produto que nasce.

Lembrando que os ecrãs OLED permitem uma qualidade de imagem superior, pretos mais profundos, maior ângulo de visão, menor consumo de energia, que é um dos problemas mais relevantes dos seus aparelhos, e por aí vai.

Uma prova de todas as potencialidades desta tecnologia é mesmo a Samsung, com os seus aparelhos Galaxy, com grandes resoluções e consumos cada vez mais reduzidos. É cómico como por vezes os nossos rivais conseguem ser grandes exemplos que queremos seguir…

Entretanto, caso a Sharp não esteja também interessada em partir para o OLED agora, aí sim talvez a Samsung poderá ser a segunda fornecedora da Apple, também há probabilidade da LG ser uma candidata a este lugar.

Sinceramente acho que a Apple está atrás de algo benéfico para o seu futuro, não só pela melhoria na qualidade de imagem mas também na economia de energia. Mas há cuidados a ter com os resultados obtidos, acredito que a empresa não quer ecrãs de má qualidade nos seus smatphones.

E tu, achas que poderá existir alguma parceria entre a Apple e a Samsung? Acreditas que esta aposta vai vingar, e vamos ficar realmente satisfeitos?

Talvez queiras ver:

  • iPhone 7C: 20% dos consumidores continuam a preferir um ecrã de 4 polegadas
  • Novo iPhone 7C com ecrã de 4 polegadas chega em setembro de 2016
  • E se de repente o teu iPhone 6 Plus te obrigasse a despir as calças? Aconteceu, em público!

;)