
Uma das fugas de informação mais importantes sobre a próxima geração de smartphones da Apple pode ter acabado de acontecer. Surgiram na rede social X (o antigo Twitter) aquelas que parecem ser as primeiras fotos reais do muito aguardado iPhone 17 Pro, a circular "no mundo real" envolto numa capa de proteção.
Embora a fonte original não seja um leaker conhecido, a credibilidade deste avistamento aumentou quando Mark Gurman, o conceituado jornalista da Bloomberg e uma das fontes mais fiáveis do universo Apple, partilhou a publicação e comentou: "isto parece legítimo". A notícia é avançada pelo site Gizmochina.
Mudança no design do módulos das câmaras
A grande novidade que estas fotos parecem confirmar é a mudança no design do módulo das câmaras. Em vez do habitual módulo quadrado no canto, o telemóvel nas imagens apresenta uma larga barra de câmara horizontal que se estende por toda a parte superior da traseira do dispositivo. É um design que vai ao encontro de vários rumores que têm circulado nos últimos meses.
Os recortes na capa de proteção preta que envolve o telemóvel também correspondem ao layout que se espera para esta nova barra. Ou seja, com as três lentes da câmara à esquerda, e o flash LED, o sensor LiDAR e o microfone traseiro alinhados verticalmente à direita.
Mas há mais um pormenor que torna esta fuga de informação ainda mais interessante. O site MacRumors reparou que o homem nas fotos está a segurar um segundo telemóvel, que aparenta ser um iPhone 16 Pro, mas com um autocolante na traseira. Este tipo de autocolante é usado frequentemente pela Apple para esconder um código de matriz de dados.
Esse código serve para rastrear as unidades de desenvolvimento usadas internamente pelos seus funcionários. Isto significa que o homem na foto é, muito provavelmente, um engenheiro da Apple a testar os novos equipamentos na rua, antes do seu lançamento oficial em setembro.
iPhone 17 Pro terá uma das maiores evoluções dos últimos anos
Recordamos que os rumores para o iPhone 17 Pro apontam para uma das maiores evoluções dos últimos anos, com um corpo redesenhado, a possibilidade de um zoom ótico de 8x e a adição de dois botões dedicados para controlo da câmara.
Apesar de todos os indícios apontarem para a sua veracidade, especialmente com a validação de Mark Gurman, é importante recordar que a fonte original é desconhecida, pelo que devemos olhar para estas imagens como uma fuga de informação extremamente credível, mas ainda assim, uma fuga de informação.
Se quiseres saber mais, podes ler o nosso artigo de tudo o que já sabemos sobre os iPhone 17.