Uma das lacunas que os utilizadores do iPhone mais apontam às versões que não sejam as ‘Pro’ refere-se à taxa de atualização dos ecrãs.
Mesmo nos modelos mais recentes, como o iPhone 16 e 16 Plus, a suavidade das imagens fica aquém dos resultados obtidos em qualquer modelo Android recente, mesmo de entrada de gama, que normalmente já incluem versões com ‘refresh’ de 90Hz, ou mesmo 120Hz.
Para já apenas as versões Pro e Pro Max do smartphone da Apple estão dotadas de ecrãs com uma taxa de atualização de 120Hz, mas este cenário poderá mudar com o iPhone 17.
Ecrãs mais suaves e eficientes
Não é a primeira vez que a questão dos ecrãs de 120Hz são associados a toda a gama iPhone 17, mas um novo post do ‘leaker’ Digital Chat Station na rede Weibo reforça esta possibilidade.
Este ‘influenciador tecnológico’ aponta a cadeia de fornecedores da Apple como a fonte para a informação agora divulgada, dizendo que a próxima geração de iPhones terá mesmo ecrãs com taxas de atualização mais altas.
De acordo com um artigo do Android Authority, já no início de 2024 era avançada a possibilidade de os quatro modelos da série iPhone 17 terem ecrãs com tecnologia ProMotion, tecnologia que não é mais do que a designação da Apple para os ecrãs do tipo OLED LTPO (Óxido Policristalino de Baixa Temperatura).
Em termos básicos permite desenvolver ecrãs de atualização variável (entre 1Hz e 120Hz), oferecendo melhor adaptação da imagem às condições de visualização, com uma experiência mais fluída, com menor impacto na bateria.
A utilização de um ecrã com alta taxa de atualização é apenas mais uma das novidades apontadas à próxima geração do iPhone, que deverá chegar ao mercado em setembro de 2025.