O tão aguardado evento no qual a Apple irá apresentar os iPhone 17 está marcado para o dia 9 de setembro. Como é hábito, a empresa norte-americana irá desvendar quatro smartphones, entre eles o tão aguardado iPhone 17 Air.
Este modelo tem suscitado muito interesse porque promete ser o smartphone mais fino de sempre da Apple. Mas a sua espessura reduzida não será a sua única virtude. Com efeito, vamos abordar todos os detalhes que prometem tornar este modelo único.
1 - O iPhone mais fino e leve de sempre
Em primeiro lugar, como é óbvio, temos de falar no corpo do iPhone 17 Air. Este promete ser o modelo mais fino de sempre da Apple, com uma espessura de apenas 5,5 mm.
Estes números ainda não são oficiais, mas a concretizarem-se irão superar o seu maior rival, o Samsung Galaxy S25 Edge (5,8 mm). Além disso, promete ser um equipamento bastante leve, pesando entre 145 gramas e 150 gramas.

2 - Estrutura em titânio
Ainda no que concerne à sua construção, tudo aponta para que a Apple use o titânio na construção do iPhone 17 Air. Este é um material digno de qualquer topo de gama, oferecendo um toque ímpar e maior resistência.
Todavia, o titânio não é um material conhecido pela sua leveza. Ele é mais pesado que o alumínio que a Apple deverá implementar nos iPhone 17 Pro, mas, ao que tudo indica, isso não sacrificará o seu peso total.
3 - Bateria menor que os restantes iPhone 17
Após falarmos das suas principais vantagens, vamos olhar para aquilo que poderá ser menos positivo. E o primeiro detalhe menos positivo será a sua bateria, já que o espaço no interior será inferior aos restantes modelos.
Segundo alguns rumores, o iPhone 17 Air deverá contar com uma bateria de 2900 mAh. Este é um valor francamente baixo para os padrões atuais do mercado e deixa-nos com algum receio relativamente à sua autonomia.
4 - Apenas uma câmara na sua traseira
Devido ao seu corpo mais elegante, os constrangimentos alargam-se também para o departamento fotográfico. Aqui, a Apple deverá optar por lançar o iPhone 17 Air com apenas uma câmara na traseira.
Rumores sugerem que esta será uma câmara de 48 MP. Para os mais exigentes no capítulo fotográfico, este modelo não será certamente a melhor opção.
5 - Processador mais limitado, mas com 12 GB de RAM
O iPhone 17 Air pode trazer ainda outra desvantagem face aos seus irmãos: o processador. Se os rumores estiverem certos, este modelo virá com o processador A19 Bionic, porém com um compromisso.
Ao que tudo indica, esta versão do processador da Apple terá menos núcleos gráficos. Isso significa que o seu desempenho em jogos e outras tarefas de elevada exigência gráfica poderão deixar um pouco a desejar.
A parte positiva é que este modelo deverá ser lançado com 12 GB de RAM. Esta quantidade de memória torná-lo-á mais preparado para a Apple Intelligence e outras tarefas que exijam mais memória disponível.
Para concluir, resta-me apenas falar no preço do iPhone 17 Air. Como este irá substituir o modelo Plus na oferta da Apple, especula-se que ele possa chegar ao mercado por 1139 €.