Já o vimos no passado e voltamos a ver com o iPhone 16e. Embora o novo smartphone da Apple partilhe muitas das características do iPhone 16 lançado em setembro do ano passado, o preço inferior tinha de trazer alguns inconvenientes.
Se tens um iPhone 12 ou outro modelo mais recente, é provável que te tenhas habituado a uma característica que se tornou icónica no iPhone: MagSafe. Este possibilita acoplar carregadores magnéticos sem fios ou outros acessórios, como carteiras ou powerbanks aos smartphones da Apple.
iPhone 16e não tem MagSafe estreado no iPhone 12
Pois bem, uma das características que não encontramos no iPhone 16e é precisamente o MagSafe nativo no smartphone. Embora a Apple o tenha nos seus smartphones lançados desde 2020, acho que este ainda não era o momento de o colocar num equipamento lançado em 2025, que custa 739 € em Portugal.
E nem estamos a falar do facto de o iPhone 16e não ter carregamento sem fios. Essa é uma característica presente no novo modelo. No entanto, não poderás acoplar de forma nativa a um carregador com MagSafe.
É uma estratégia típica da Apple tirar características nos modelos mais baratos, para os diferenciar e assim fomentar a compra de um modelo mais caro. Mas é de um simples magnetismo na traseira do smartphone que estamos a falar.
Podes remediar-te com capas de terceiros
Se fores fã de MagSafe, é bom que estejas ciente de que o iPhone 16e não chega com essa possibilidade de forma nativa. Mas há uma forma simples de dar a volta à questão. O mais simples será comprar uma capa de terceiros com essa possibilidade.
Felizmente, já existem capas da Elago e da ESR à venda na Amazon de Espanha com magnetismo. Isto significa que, mesmo que adquiras o iPhone 16e, poderás continuar a usar os teus acessórios MagSafe sem problemas. Só terás de usar capa para o fazer.