iPhone 16: imagens revelam possível design do smartphone da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os iPhone 16 só serão desvendados em setembro do próximo ano, mas o seu processo de desenvolvimento já está em curso no seio da Apple. Tal realidade permite a existência de alguns rumores relativos a estes smartphones, como o seu novo design.

As imagens que iremos partilhar foram divulgadas pela publicação MacRumors e ilustram aquilo que poderá ser o iPhone 16 base. São ilustrações baseadas nos protótipos que a Apple concebeu para o seu próximo dispositivo iOS.

Com efeito, temos três representações que ilustram três conceitos que a Apple estuda para o iPhone 16. Embora muito semelhantes entre eles, há algumas diferenças entres estes protótipos.

iPhone 16
Créditos: MacRumors

Apple irá regressar ao alinhamento vertical na câmara do iPhone 16

Um pormenor em comum entre os protótipos desenvolvidos pela Apple é o alinhamento das suas câmaras traseiras. Como se pode ver, a norte-americana deverá regressar ao alinhamento vertical dos sensores escolhidos.

Ainda assim, tem duas abordagens para tal. Em primeiro lugar, temos uma disposição num invólucro em formato de pílula semelhante ao usado no iPhone X. A segunda opção passa por um alojamento individual como vimos no iPhone 12.

Protótipo iPhone 16 Camaras
Créditos: MacRumors

As principais diferenças entre estes protótipos está na disposição dos seus botões laterais. O modelo em amarelo (que mais parece verde) contará com seletores de volume unificados capacitivos, algo que foi equacionado para os iPhone 15 Pro.

O modelo em rosa apresenta botões seletores de volume mecânicos separados, assim como o modelo em preto. Aquilo que distingue estes dois protótipos é o seu botão de ação, com o modelo preto a contar com um botão maior.

iPhone 16
Créditos: MacRumors

Importa notar que o botão de ação será uma visão comum em todos os smartphones da Apple em 2024. Ou seja, quer os iPhone 16 como os iPhone 16 Pro contarão com este pormenor.

Botão de obturador lateral promete ser uma das novidades do iPhone 16

Outro pormenor que distingue o protótipo em preto dos demais é a presença de um botão de obturador para a câmara na lateral do iPhone 16. Este será um botão capacitivo e contará com um sensor de pressão.

iPhone 16

Créditos: MacRumors

Ficará localizado no mesmo local em que vemos a abertura da antena mmWave dos iPhone 15 vendidos no EUA, Isso significa que essa abertura da antena do 5G passará para a lateral esquerda do smartphone.

A inclusão deste botão para o obturador da câmara ainda não está garantida, mas comprova-se que está a ser estudada pela Apple. Veremos se passará nos testes da empresa e se chegará ao produto final.

Como ainda falta muito tempo para a apresentação do iPhone 16, é normal que muito do que vemos aqui possa mudar. Com efeito, não tomes estas imagens como um dado garantido, pois mais não são que ideias para este smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.