No início desta semana ficamos a conhecer oficialmente os iPhone 16. Mas como já é hábito, há detalhes sobre os smartphones da Apple que não são revelados durante as apresentação e só são conhecidos mais tarde, após os primeiros testes.
No caso do carregamento, a Apple afirma que os novos iPhone 16 podem carregar 50% em 30 minutos, como os antecessores, com o carregador de 20 W da marca. O que a Apple não te contou é que os novos modelos podem carregar até um máximo de 45 W.
iPhone 16 podem carregar até um máximo de 45 W, segundo certificação
Esta é a grande novidade agora descoberta pelo China Quality Certification Centre (CQC. Segundo esta fonte, o iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max carregam entre 5 e 15 volts e 3 amperes. O que significa que podes esperar o referido pico de 45 W.
Recorde-se que os iPhone 15 carregavam a um máximo de 27-29 W, pelo que é bom ver a Apple a dar este salto. E segundo esta certificação, pode-se esperar a velocidade de 45 W nos quatro novos modelos.
A confirmar-se esta certificação, poderemos ter os equipamentos com baterias menores a carregar mais rápido. No seu site oficial, a Apple afirma que os smartphones carregam igualmente 50% em meia-hora, mas refere-se a carregamento com o seu adaptador de 20W.
Terás de comprar um carregador à parte para desfrutar de carregamento mais rápido
Se tiveres ou pretenderes comprar um carregador com maior potência, poderás assim carregar um iPhone 16 mais rápido. Ainda que não esteja ao nível de muita concorrência, fica a par com os 45 W que a Samsung fornece há vários anos nos topos de gama.
É bom recordar que marcas como a Honor fornecem velocidades de carregamento com fios de 66 W, a OnePlus chega aos 100 W e a Xiaomi aos 120 W. Este último carrega alguns dos equipamentos da marca, na totalidade, em menos de 20 minutos.