iPhone 16: eis a quantidade de RAM dos novos smartphones da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Ontem foi um final de dia importante para todos os utilizadores Apple. Depois de vários meses de espera, a empresa desvendou finalmente os iPhone 16, confirmando muitas das expectativas que os fãs tinham para estes smartphones.

Como é hábito, há pormenores que a Apple não aborda em palco, nomeadamente a quantidade de RAM presente nos seus smartphones. Contudo, graças à publicação MacRumors em parceria com @iSWUpdates já podemos dissipar essa dúvida.

iPhone 16 chegam todos com 8 GB de RAM

A fonte em causa conseguiu confirmar que os novos iPhone 16 vêm equipados com 8 GB de RAM. Importa sublinhar que isso verifica-se nos quatro modelos desvendados ontem e não apenas nas variantes Pro, como no ano passado.

Apple iPhone 16

Estes pormenores foram apurados graças à ferramenta de programação Xcode 16 da própria Apple. Foi graças a esta que também no ano passado (e em anos anteriores) foi possível apurar a quantidade de RAM presente nos iPhone 15.

Estes dados mostram uma importante atualização neste capítulo face aos modelos de 2023. Recordo que os iPhone 15 e iPhone 15 Plus foram lançados com 6 GB de RAM, ao passo que os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max têm 8 GB de RAM.

Este ano, contudo, não importa o modelo que escolhes. Todos os elementos da geração iPhone 16 contam com 8 GB de RAM e essa atualização foi feita por uma razão óbvia.

Apple Intelligente motiva atualização de RAM nos iPhone 16

As funcionalidades de Inteligência Artificial desenvolvidas pela Apple estão na origem desta decisão. Isto porque este pacote de requer, pelo menos, 8 GB de RAM para funcionar.

Tal como a Apple disse em palco, os iPhone 16 foram desenvolvidos a pensar na Apple Intelligence. Com efeito, é natural que a empresa tenha colocado os recursos necessários ao seu bom funcionamento em todos os modelos.

Mesmo que ainda não se saiba quando teremos a Apple Intelligence em português, esta atualização de RAM será benéfica para todos os utilizadores. Isto significa que mesmo no iPhone 16 teremos uma experiência ainda mais fluída e a capacidade de ter mais aplicações abertas em simultâneo.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.