Em setembro ficaremos a conhecer oficialmente os Apple iPhone 15. Até lá, os rumores, fugas de informação e especulação mantém as notícias a fluir com novos detalhes a chegarem gradualmente à Internet. Agora, versamos sobre o Apple iPhone 15 Ultra, o possível flagship da tecnológica de Cupertino para 2023.
A própria existência de um modelo Ultra é, na minha opinião, algo arrojada ainda que não totalmente rebuscada. O precedente? O Apple Watch Ultra com um modelo francamente superior, mas extraordinariamente mais oneroso que os demais modelos. Poderá o mesmo suceder com a gama de telefones? Sim, facilmente.
Chega para lá Samsung, o "Rei do zoom" será o iPhone 15 Ultra
Até ao momento são escassas as provas bem fundamentadas que podemos acrescentar à lista de factos a favor da sua existência. No entanto, temos agora uma nova fuga de informação a dar conta de uma câmara fotográfica extra para o modelo Ultra. Mais concretamente, uma câmara telefoto com ampliação ótica da imagem.
Importa frisar que esta é uma das áreas em que as fabricantes de dispositivos móveis mais batalham atualmente. Isto dito, vejo como plausível a integração de um novo sensor e novas óticas capazes de uma ampliação ótica da imagem.
iPhone 15 Ultra aposta tudo na ampliação ótica (zoom) das câmaras
De momento, o atual recordista nas capacidades de ampliação ótica é o Samsung Galaxy S23 Ultra, com um sensor de 10 MP com ampliação ótica de 3x, outro sensor com 10 MP e ampliação de 10 vezes.
Por outro lado, o atual iPhone 14 Pro Max tem uma única câmara com ampliação ótica de 3 vezes, estando bastante aquém dos principais rivais no campo Android.
Note-se também que os primeiros rumores sobre o Samsung Galaxy S24 Ultra dão conta de mais otimizações e melhorias no quesito da imagem e capacidades de ampliação. Ao que tudo indica, teremos uma câmara com ampliação variável, permitindo-lhe libertar uma das câmaras.
Prioridade da Apple permanecerá na fotografia e captação de vídeo
Isto dito, uma câmara fotográfica cujas óticas conseguem alternar entre vários pontos / graus de ampliação virão dar mais versatilidade aos dispositivo móveis. Seja o Apple iPhone 15 Ultra, ou o Samsung Galaxy S24 Ultra, acredito que seja efetivamente nas câmaras onde resida a principal melhoria.
Teremos, claro está, a possibilidade de alternar entre a ampliação ótica e ampliação digital - zoom híbrido. Algo que também a Sony tem trabalhado com os seus smartphones de topo, o Xperia 1IV, por exemplo.
Ao que tudo indica, poderemos ter uma transição suave e gradual entre os vários estágios do zoom para ampliar, ou afastar do objeto a captar com bastante comodidade. Agora, resta saber exatamente como a Apple poderá integrar esta tecnologia nos seus iPhone 15 Pro.
Até setembro, porém, temos bastante tempo para ficar a par das novidades e fugas de informação sobre os dispositivos Apple. Até lá, permanecemos atentos aos desígnios da tecnológica de Cupertino para o mercado mobile.
Editores 4gnews recomendam: