iPhone 14: um dos modelos da nova geração de smartphones sofre atraso na produção

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Devido ao confinamento obrigatório a que algumas cidades chinesas foram submetidas, pelo menos um modelo da nova geração iPhone 14 está atrasado na fase de produção.

Esta notícia surge depois de se saber que também a entrega de Mac Studios e MacBook Pro de 16 polegadas está a sofrer atrasos, provocados pelo último surto de Covid-19 naquele país asiático.

Um dos modelos de iPhone 14 está com atraso na produção, mas não se sabe qual deles

Pelo menos, um dos modelos do novo iPhone 14 está a registar um atraso de três semanas na sua fase de produção. Infelizmente, não és especificado o modelo em questão.

A informação está a ser avançada pelos sites AppleInsider e Nikkei Asia que avançam também que a nova geração do smartphone está na fase de produção designada por teste de verificação de engenharia.

Ora é exatamente nesta fase que a Apple trabalha em conjunto com os seus fornecedores para ajustar as linhas de produção e calcular os custos de produção. Terá então sido nesta fase que o modelo de iPhone 14 sofreu o atraso.

Tudo porque devido a um novo surto de Covid-19 em algumas cidades chinesas, estas foram submetidas a um novo confinamento, o que levou algumas instalações fabris a suspenderem temporariamente a sua produção.

Por outro lado, a Apple terá sido também afetada pelo impacto nos transportes da região deste novo surto do vírus Sars-Cov-2.

Esta notícia surge na consequência dos relatos de que também os computadores Mac Studios e MacBooks Pro de 16 polegadas estão a sofrer atrasos significativos nas entregas aos utilizadores, exatamente pelo mesmo motivo.

Apple e fornecedores tentam ganhar tempo perdido

As mesmas fontes dão conta de que tanto a Apple como a sua cadeia de fornecedores estão a trabalhar contra o relógio para recuperar o tempo perdido e cumprir o cronograma de lançamento previsto.

Recorde-se que a fase teste de verificação de engenharia deveria ser concluída até ao final do mês de junho, para que de seguida começasse a produção em massa. Tudo em consonância para que a nova geração fosse lançada no mercado em setembro, como habitualmente.

Outra fonte ligada ao processo de produção do iPhone 14 adianta que todo o protocolo deve ser acelerado para que a fase de teste de engenharia termine então no início de julho, permitindo assim cumprir com o cronograma de lançamento previsto inicialmente.

A mesma fonte esclarece que não é certo que a Apple opte pela aceleração, não se sabendo também quando esta será posta em prática.

Mas, para já, os fãs da Apple devem ficar tranquilos porque é provável que a empresa de Cupertino consiga concretizar todos os seus planos e em setembro todos os modelos do iPhone 14 estejam presentes nas prateleiras das lojas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone: estes modelos vão receber a nova versão iOS 16
  • Apple: utilizadores só recebem Apple Studio e MacBook Pro em agosto
  • Apple iPhone 14 chegará com câmara frontal de alta qualidade
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt