iPhone 14 pode ser o último smartphone Apple com cartão SIM

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Rumores não muito distantes afirmaram que a Apple pudesse transitar em definitivo para a tecnologia eSIM nos seus smartphones já no iPhone 14. Contudo, um novo relatório da GlobalData afirma que tal não acontecerá.

O documento assinado pela analista Emma Mohr-McClune afirma que a transição para a era eSIM será gradual. Isto significa que o iPhone 14 pode ser o último a chegar ao mercado com uma bandeja física para cartões SIM.

iPhone só com eSIM é uma questão de "quando" e não uma questão de "se"

Emma Mohr-McClune é perentória no seu mais recente relatório quanto à migração da Apple para a era eSIM. Segundo a analista, essa transição vai mesmo acontecer, restando apenas saber quando é que a mudança se concretizará.

Contrariamente ao que a Apple fez com a remoção do jack de 3,5 mm, por exemplo, a americana não vai simplesmente remover os cartões SIM físicos dos seus equipamentos. Haverá um período de transição para que operadoras e utilizadores possam adaptar-se à nova realidade.

Isto quer dizer que, numa primeira fase, haverão duas versões do mesmo iPhone. Uma continuará a utilizar a solução atual dos modelos dual-SIM (eSIM mais cartão físico), ao passo que outra será apenas compatível com a modalidade eSIM.

Será, portanto, dada a opção às operadoras de comercializar ambas as versões dos novos produtos da Apple. O ideal seria haver um equilíbrio entre variantes do iPhone para os consumidores poderem optar pela versão que melhor cumpre com as suas necessidades.

O objetivo da Apple é, futuramente, vender os seus equipamentos apenas com a modalidade eSIM disponível. Algo semelhante ao que a empresa já pratica nas versões com conectividade 4G e 5G dos iPad.

Esta mudança obrigará também às operadoras de telecomunicações a adaptarem-se ao futuro. Ou seja, também estas terão de começar a oferecer propostas eSIM aos seus clientes para estes poderem usufruir dos seus smartphones.

O que é o eSIM?

Para ajudar a contextualizar este futuro, importa esclarecer o que é a tecnologia eSIM. De forma sucinta, trata-se de um cartão SIM virtual que poderás associar ao teu smartphone compatível.

Terá as mesmas possibilidades de um cartão SIM físico, com a benesse de o novo não ocupar espaço no interior do dispositivo. No caso dos iPhone vendidos atualmente, isto permite que o utilizador tenha dois números no mesmo smartphone, podendo mesmo serem de operadoras diferentes.

Em Portugal, as três principais operadoras de telecomunicação já possuem ofertas eSIM para os seus clientes. Isso significa que o nosso mercado já está preparado para abraçar aquele que aparenta ser o futuro das telecomunicações móveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple abre concurso de fotografia com iPhone, mas só alguns podem participar
  • Apple com novidades que vão agradar a muitos utilizadores
  • Apple pode operar mudança significativa no ecrã do iPhone 15 Pro
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.