Historicamente, a Apple tem sido alvo de críticas quanto à taxa de reparação dos seus produtos. A estrutura compacta e a utilização de componentes proprietários dificultam a intervenção nos iPhone por parte de oficinas de terceiros.
O cenário parecia estar a mudar quando a empresa anunciou que daria prioridade à questão do "direito à reparação", com a promessa de kits para que os utilizadores pudessem reparar os seus próprios produtos. No entanto, esta promessa parece não ter sido totalmente cumprida. Apesar da venda destes kits, muitos afirmam que a empresa não fez as melhorias esperadas em várias áreas.
iFixit desceu de 7 para 4 em 10 pontos a nota de reparação do iPhone 14
Foi precisamente esta a conclusão a que chegou a iFixit, uma plataforma conhecida por testar e classificar a reparação de produtos tecnológicos. Recentemente, a iFixit decidiu reavaliar o iPhone 14 e o resultado não foi favorável para a Apple. A plataforma reduziu a pontuação de reparação do iPhone 14 de 7 para 4 em 10 pontos.
Entre as razões apontadas estão as bloqueios de software introduzidos pela Apple. Estes bloqueios restringem os utilizadores de reparar componentes específicos, como a bateria, o ecrã e o sensor Face ID, sem ferramentas especializadas e autorização da Apple.
Mesmo com o programa Self Service Repair, certas reparações, como a substituição da bateria, permanecem complicadas e demoradas. A isto acresce a falta de disponibilização, por parte da empresa, de todas as peças essenciais para uma reparação completa.
A iFixit considera que o iPhone 14 é "uma melhoria em relação ao status quo", graças ao programa Self Service Repair. Contudo, acredita que o dispositivo poderia ser mais reparável. A plataforma apela à Apple para facilitar a reparação dos seus dispositivos por parte dos utilizadores, removendo bloqueios de software, disponibilizando mais peças e simplificando o processo de reparação.
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